EDITORIAL – OS NOSSOS DEVERES SAGRADOS

Imagem2

Ontem à noite, numa cidade da periferia de Lisboa, reuniu pela primeira vez a assembleia geral de uma associação criada para unir os esforços das vítimas de um terrível flagelo. Na sua quase totalidade, os presentes eram pessoas que foram afectadas directamente pela bactéria legionella pneumophila, ou seus parentes. Recorda-se que o surto registado em 2014 no concelho de Vila Franca de Xira causou pelo menos 12 mortes e mais de 300 outras pessoas foram também infectadas e necessitaram de tratamento. Entretanto algumas das vítimas recorreram aos tribunais procurando ser ressarcidas pelos prejuízos que lhes foram causados. Têm-se deparado com dificuldades devido às alterações introduzidas em 2013 pelo Decreto-Lei n.º 79/2013, e claro à inércia que sobrevém sistematicamente neste tipo de casos. Apesar de não ter sido grande o número de presentes, estes manifestaram a sua determinação em continuar com o processo. Entretanto é de referir que noutros pontos do país também têm ocorrido infecções devidas à legionella. Clicando nos links abaixo poderão ler notícias com alguns exemplos.

Em Portugal e noutros países a movimentação das pessoas afectadas por este e por outros problemas parece estar a aumentar. Será o que se passa a respeito da central nuclear de Almaraz, com a questão da pesquisa e exploração de petróleo junto das nossas praias e também à volta de outras situações como a das dunas do concelho de Vila Real de Santo António e da mata sobre elas plantada para segurar as areias. Esta mata é cada vez mais ameaçada por obras que se pretende levar a cabo, como a construção de um hotel junto à praia de Monte Gordo, nos moldes que podem conhecer clicando nos dois últimos links abaixo. Há razões para pensar que esta movimentação vai continuar e conduzir a resultados positivos. É preciso para isso que se alargue.

 

https://www.facebook.com/AAVLvfx/?ref=ts&fref=ts

https://pt.wikipedia.org/wiki/Surto_de_Legionella_em_Portugal_de_2014

https://pt.wikipedia.org/wiki/Surto_de_Legionella_em_Portugal_de_2014

http://www.esquerda.net/artigo/falha-na-legislacao-compromete-processo-judicial-sobre-surto-de-legionella/44665

http://www.esquerda.net/artigo/acores-bloco-questiona-governo-regional-sobre-legionella-no-hospital-da-horta/44587

https://www.publico.pt/2017/02/05/local/noticia/camara-de-vila-real-de-st-antonio-vende-por-36-milhoes-terreno-para-construir-um-hotel-colado-a-praia-de-monte-gordo-1760758

https://www.facebook.com/ama.vrsa

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: