A BARRACA – ENCONTRO IMAGINÁRIO – HÉLDER MATEUS DA COSTA FAZ-NOS O BALANÇO do ENCONTRO IMAGINÁRIO nº 132, de 6 de FEVEREIRO de 2017, com MARIA VELEDA, SALGUEIRO MAIA e KAULZA DE ARRIAGA

Hélder Costa

encontro-imaginario-n-o-132

BALANÇO EI  132

  GRANDE FESTA do 6º ANIVERSÁRIO dos ENCONTROS IMAGINÁRIOS

E foi mesmo uma grande festa! Com a sala 2 completamente esgotada, assistimos ao confronto entre concepções políticas e sociais que ilustraram o nosso século XX, com Maria Veleda testemunha da luta pela República e Salgueiro Maia e Kaulza de Arriaga figuras do conflito entre Ditadura e a Liberdade conquistada no 25 de Abril de 1974. Adérito Lopes deu vida e energia à figura do jovem capitão de Abril, herói pela coragem da acção libertadora e pelo comportamento ético e moral da sua vida injustamente ceifada prematuramente por doença.  O militar de Abril Matos Gomes apresentando  Kaúlza  de Arriaga,  desenhou um velho general já diminuído mas sempre coerente conservador e superiormente arrogante. Ana Filgueiras, activista de direitos humanos, foi a intérprete  vibrante e convincente de Maria Veleda, republicana, pioneira na luta pela educação das crianças e uma das mais importantes dirigentes do primeiro movimento feminista português.

No fim do Encontro fizemos uma “Foto de Família” com participantes de vários Encontros, para publicar no futuro LIVRO 2017.

A  II Parte começou uma intervenção de Maria do Céu Guerra sobre o projecto da Barraca integrando o público no seu projecto cultural, e realçando o papel dos Encontros imaginários na osmose criada  com a vida cívica e profissional do país através dos “actores acidentais”.

Seguiram-se  Canções populares e de protesto portuguesas e internacionais com

Carlos Alberto Moniz, Francisco Fanhais, Vítor Sarmento, Jacqueline Mercado, Rui Meira, pontuados com pequenos textos satíricos interpretados por Ruben Garcia, Samuel Moura e Sónia Barradas da BARRACA.

encontro-imaginario-n-o-132-ii

No dia 20 de Fevereiro, o Encontro 133 com

Oscar Wilde – Laborinho Lúcio – jurista,

Tolstoi – A p Braga cantor,

Maurras –Mário  Máximo, escritor

RESERVAS – por este mail, encontros_imaginarios@googlegroups.com; em nome de; Helder Costa <costhelder@gmail.com>, ou 213965360

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: