CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – FOTOGRAFIA E REVOLUÇÃO – OFICINA: A REVOLTA DA TRALHA – A PALETA E O MUNDO – CINEMA: A CAUSA E A SOMBRA

18-a-20-de-fevereiro-de-2017

FOTOGRAFIA E REVOLUÇÃO
Sábado, 18 de Fevereiro, 16h

Para esta conversa desafiámos quatro fotógrafos e pessoas ligadas à fotografia para escolherem três fotografias que, de alguma maneira, estejam relacionadas com revoltas e revoluções. Da nossa parte, escolhemos esta fotografia de Tina Modotti para o cartaz da sessão.

Convidámos, portanto, Filipa Valladares, curadora, editora e livreira, José Soudo, fotógrafo e professor de fotografia e de história da fotografia, Rui Botas, fotógrafo, e Susana Gaudêncio, artista que trabalha com a fotografia.

  OFICINA: A REVOLTA DA TRALHA
Domingo, 19 de Fevereiro, 15h30

Um grito de revolta se levanta dos armazéns e arrecadações, das caves e dos caixotes do lixo: ouve-se o grito de toneladas de objetos inutilizados, abandonados e «inúteis», que querem ser usados, reutilizados, transformados; querem sentir-se vivos, de novo úteis

Entoando as palavras de ordem «Reutilização sim, deitar no lixo não» e «a tralha unida jamais será desperdiçada», sob a coordenação «armada» (de tesousas, pistolas de cola quente, fitacola e papel) de Eupremio Scarpa e Rubina Oliveira, vamos fazer o que presta a partir do que (para os outras pessoas) não presta.

Para todos a partir dos 6 anos. Número máximo de participantes: 10.

CICLO «A PALETA E O MUNDO»
Segunda-feira, 20 de Fevereiro, 18h30

Continua a leitura comentada, com projecção de imagens, de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio. Vamos na 4ª parte, «Durante as grandes tempestades». Inês Dourado inicia a leitura do 10.º capítulo, «Ao serviço de».

CINEMA: «REVOLTAS
E REVOLUÇÕES N’AMÉRICA»
Segunda-feira, 20 de Fevereiro, 21h30

Projectamos o filme A causa e a sombra (2015, 95’) de Tiago Afonso, apresentado pelo realizador.

A entrada é livre, todos os filmes são projectados na sua língua original e, no caso desta ser uma língua estrangeira, são legendados em português.

SESSÃO SOBRE MÁRIO DIONÍSIO:

  • COLÓQUIO «PROJECÇÃO DE MÁRIO DIONÍSIO»
    Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira)
    Sábado, 18 de Fevereiro, 16h
    «Integrado na Exposição “Passageiro Clandestino Mário Dionísio 100 anos”, decorrerá no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 16h00, no Auditório do Museu do Neo-Realismo, o Colóquio “Projeção de Mário Dionísio”, com a participação de Cristina Azevedo Tavares, investigadora e professora da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, e de António Pedro Pita, Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo.»

NO HORÁRIO DE ABERTURA, PODEM VISITAR A EXPOSIÇÃO E BIBLIOTECA DA CASA DA ACHADA:

  • EXPOSIÇÃO: MÁRIO DIONÍSIO – CORRESPONDÊNCIAS
    Até 17 de Abril de 2017
    Exposição que mostra parte da correspondência de Mário Dionísio com amigos, artistas – e com exposição de algumas obras desses artistas -, pintores, escritores, intelectuais e outros, para além de três partes temáticas: a sua saída do PCP, a polémica do neo-realismo e outros debates à volta do tema do realismo e a escrita de A Paleta e o Mundo.
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca Pública da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
    Na Mediateca estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.

    * 2ª, 5ª e 6ª feiras, das 15h às 20h
    sábados e domingos, das 11h às 18h

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

EXPOSIÇÕES DE MÁRIO DIONÍSIO FORA DA CASA DA ACHADA:

  • MÁRIO DIONÍSIO – VIDA E OBRA
    Biblioteca Municipal, Santo Tirso
    Até 3 de Março
    «Entre 06 de fevereiro e 03 de março, a vida e obra de Mário Dionísio são destaque na Biblioteca Municipal. Poeta, crítico, pintor, romancista e professor, as facetas da sua personalidade são o ponto-chave desta exposição documental, que tem entrada gratuita.»
  • PASSAGEIRO CLANDESTINO – MÁRIO DIONÍSIO 100 ANOS
    Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira
    Até 26 de Fevereiro
    «No próximo dia 14 de maio inaugura no Museu do Neo-Realismo a Exposição comemorativa do centenário de nascimento de Mário Dionísio, “Passageiro Clandestino Mário Dionísio 100 Anos”.
    A exposição, que tem curadoria de António Pedro Pita,  pretende homenagear o poeta, artista e pensador, focando-se, sobretudo, na documentação e interpretação da intervenção de Mário Dionísio enquanto  teórico do neorrealismo, o mais relevante desta corrente e um dos mais importantes teóricos da arte do século XX.»

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER PODE AJUDAR A CASA DA ACHADA:

 

 

 

 

 

 

correspondencias

 

 

 

 

 

[Contactos] Centro Mário Dionísio

Morada Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, 11, R/C
1100 – 004 Lisboa (ver localização)
Telefone 218 877 090
E-mail Casa da Achada
casadaachada@centromariodionisio.org
E-mail Livraria
livraria@centromariodionisio.org
E-mail Distribuição de Edições
livros@centromariodionisio.org
NIB NIB para donativos e pagamento de quotas
0036 0000 9910 5869 2830 8
Equipa de Comunicação Web

 

E-mail André Spencer e F. Pedro Oliveira

Leave a Reply