BRASIL – CARTA CAPITAL – NO CAMPO E NO RETROCESSO, TUDO COMO O PREVISTO – O BRASIL É UMA TRAGÉDIA PRONTA PARA ACONTECER – de RUI DAHER

OBRIGADO A RUI DAHER, CARTACAPITAL E CAMILO JOSEPH

Brasil - 250px-Br-map

cartacapitallogo

rui-daher

 

Pior do que ser o país da piada pronta, criação do jornalista José Simão na Folha de S.Paulo, é ser o país da tragédia pronta. Com pessoas e materiais, as folhas e telas cotidianas se esbaldam em nos mostrar. Repetitivas, verão e inverno, a população as toma como desígnios de Sua própria semelhança.

Um dia depois do último Natal, escrevi nesta CartaCapital:

“O Brasil colherá mais uma safra recorde de grãos. Plantou-se maior área, alto uso de tecnologias convencionais, caras e menos efetivas se não completadas com tratamentos orgânicos. O clima está ajudando.

A comercialização será feita a preços menores do que os da safra anterior, não ao ponto ainda de quebrar alguém, mas já no bojo do início de uma etapa altamente protecionista.

No Brasil, as legislações favorecerão a compra de terras por estrangeiros e a liberação de agrotóxicos fabricados pelas multinacionais. Assentamentos agrícolas serão sacrificados e mais se politizarão. Poucas exigências do código de preservação ambiental serão cumpridas. Direitos constitucionais do trabalhador rural serão retirados. As nações indígenas e quilombolas nem apitos terão. A agricultura familiar continuará a se preservar em luta própria, se enforcando ao dar aos bancos garantias reais, nas formas de seus meios de produção, terras e máquinas”.

Dois meses depois, pergunto: não está sendo assim?

Continuar a ler clicando em:

No campo e no retrocesso, tudo como o previsto

Leave a Reply