EDITORIAL: A GUERRA DAS LARANJAS

Imagem2Foi no dia 2 de Março de 1801 que deflagrou a  Guerra das Laranjas, nome que a História consagra ao conflito que levou  Portugal confrontar-se com as forças de Espanha (que só viria a ter existência de jure em 1812) e de França. No fundo, os estados peninsulares mais não eram do que peões que França e Inglaterra manipulavam – Portugal, aliado dos ingleses, estava obrigado a desencadear as acções militares que Londres determinasse.

Tendo eclodido a  chamada Guerra da Segunda Coligação entre as duas potências dominantes os exércitos ibéricos entraram em confronto, quer nos territórios europeus quer nas colónias do Novo Mundo. Em 20 de Maio, Portugal foi invadido por forças espanholas, mas no mês seguinte, no dia 6 de Junho, a paz foi assinada,

Os territórios ocupados militarmente durante a curta guerra, seriam devolvidos ao seus países. O território de Olivença, pertencente a Portugal, ficou em mãos dos espanhóis. Território português à luz do direito internacional, continua em poder do Estado espanhol, sem que Portugal vá além de tímidos protestos.

Território pequeno é, no entanto, 16 vezes maior do que Gibraltar que o governo de Madrid não se cansa de veementemente exigir que a Grã-Bretanha lhe devolva.

 

One comment

  1. Carlos A P M Leça da Veiga

    Será correcto dizer-se que a chamada Guerra das Laranjas foi, de facto, a Primeira das Cinco Invasões Francesas. Se, na época, Portugal perdeu o território de Olivença – um roubo que prossegue -ganhou aos castelhanos uma imensidão na América do Sul.CLV

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: