EDITORIAL: 11 de Março de 1975 – o ponto de viragem

Os serviços secretos do Exército espanhol terão feito aquilo a que se chama uma manobra de intoxicação, convencendo a ala spinolista de que as forças de esquerda se preparavam para eliminar o general António de Spínola e os oficiais que o apoiavam. Seria uma ampla operação que as forças de esquerda lançariam, prendendo (e executando?) o presidente Spínola  e todos os que constituíam a chamada «ala spinolista» – a operação tinha o nome de código de «matança da Páscoa». Segundo a falsa informação revelava, a ideia das esquerdas seria, eliminando a oposição, implantar uma república comunista.

Procurando antecipar-se ao  hipotético golpe de esquerda, as forças de direita desencadearam uma rebelião contra  o que consideravam ser uma ameaça de ditadura comunista, rebelião que as unidades militares fiéis  ao Estado democrático jugularam prontamente. Temendo-se uma operação de maiores proporções, foram distribuídas armas por activistas de esquerda, dispostos a defender o Estado democrático contra a direita reacionária de que Spínola era figura de proa.

A intentona provocou uma radicalização (nacionalização da banca e de empresas pertencentes a grandes grupos económicos, esquerdização das Forças Armadas) que foi, num crescendo que, no entanto, as eleições para a Assembleia Constituinte não confirmaram, dando a maioria a um PS aliado de uma economia liberal, até ao 25 de Novembro de 1975, quando as Forças Armadas impuseram um modelo de democracia representativa que permitiu a criação de uma sociedade típica do capitalismo.

 

One comment

  1. Francisco Tavares

    Caro, 11 de Março de 1975.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: