SINAIS DE FOGO – CONSTÂNCIO, O SONSO – por Soares Novais

 

 

O país passou a semana a bater no sr. Dijsselbloem. O patetóide ministro das Finanças da Holanda que preside ao Eurogrupo e que é assim a modos que uma marioneta do sr. Schäuble. Ou seja, a malta que o dito acusa de gastar dinheiro com copos e mulheres – desconfio que o rapaz tem interesses nas montras de Amesterdão… – andou distraída e nem deu pela ameaça do Banco Central Europeu (BCE) em sacar-nos mais 190 milhões de euros em multas. O BCE, cujo número dois é uma outra marioneta que dá pelo nome de Constâncio, considera que “Portugal não tem adoptado, nos últimos três anos, as medidas necessárias para corrigir os desequilíbrios macroeconómicos excessivos.” Isto é: 0,1% do PIB ao ano.

A ameaça, segundo o Expresso, enfureceu Marcelo Rebelo de Sousa. Tanto que Marcelo considerou “inacreditável e inaceitável” que o encaracolado Constâncio, embora mais cheiinho e mais velhinho do que o encaracolado presidente do Eurogrupo, concorde com aplicação de tais sanções a Portugal. Sobretudo, porque o “país conseguiu, pela primeira vez, um défice abaixo dos 3%.” “O que é que Vítor Constâncio está lá a fazer?”. Terá questionado Marcelo e eu respondo:

– Está a tratar da sua vidinha.

Uma vidinha de lorde, pois é isso que lhe garante um salário que em 2013 ultrapassava os 324 216 euros por ano e ao qual acresce subsídios adicionais para representação e residência.

Uma pipa de massa, pois. Sobretudo se se tiver em linha de consta que este “experto” é o mesmo que em 2010 errou as previsões macroeconómicas e protagonizou falhas graves na supervisão bancária. Recordo: o Dr. Constâncio era, então, governador do Banco de Portugal (BdP) e não topou os esgotos a céu aberto do BPN, BCP e BPP.

Tão evidente cegueira do antecessor do dr. Costa, o actual governador do BdP, também ele ceguinho perante o BES/GES, custou a todos nós, contribuintes, uma “ninharia” superior a 9 500 milhões de euros.

Apesar da cegueira e dos erros, o Dr. Constâncio foi premiado: assumiu a vice-presidência do BCE. E logo para uma área em que, como se viu, deu “cartas”: a supervisão bancária europeia.

Desenganem-se, pois, todos aqueles que ainda pensam que este Constâncio – e todos os outros que por aí andam… – está onde está por competência e honradez.  A sua história profissional nega-o completamente.

– O “socialista” Constâncio é um desses sonsos que obedecem, cegamente, às leis dos homens que mandam e por isso são premiados;

– Mesmo que, convenientemente e depois da ameaça, tenha afiançado ao primeiro-ministro António Costa “não ter participado na elaboração do relatório nem em qualquer reunião em que tenha sido aprovado.”

Constâncio é apenas mais um a quem deram a taluda. Tal como ao “seu patrão” Draghi que antes de ser presidente do BCE foi vice-presidente e director executivo do Goldman Sachs – o impoluto banco que agora emprega o dr. Barroso e que, entre outras criminosas maldades, escondeu o déficit do governo de Kostas Karamanlis que atirou milhões de gregos para as ruas da miséria e do desespero.

 

Actualização – recebida, hoje, 26 de Março, às 21.34

CONSTÂNCIO GANHA
334 MIL EUROS

Caro leitor, já depois de editada a SINAIS DE FOGO de hoje ficamos a saber que o Dr. Constâncio ganhou 334 000 euros em 2016. Ou seja: mais 10 mil euros do que o salário referido. O vencimento do “socialista” português é apenas superado pelo de Mario Draghi, governador do BCE, que recebeu 389,7 mil euros em 2016. Fica aqui a rectificação e o nosso pedido de desculpas. Aos leitores e ao visado. Somos daqueles que gostamos de ver os vencimentos dos trabalhadores actualizado …

Soares Novais

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

2 comments

  1. Maria de sa

    ​Maria

    Gostar

  2. Não era Constâncio que vociferava que era preciso moderar os salários em Portugal? isto, aquando da sua brilhante estadia no Banco de Portugal. Ditosa Pátria…Ou malograda Pátria?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: