FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE BOLONHA – OS PRÉMIOS

Decorreu de 3 a 6 de Abril, em Itália, a Feira do Livro Infantil de Bolonha. Cinco editoras portuguesas e a Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) estiveram presentes.

Aí se discutiu a comercialização e divulgação do livro ilustrado para a infância e juventude. Aí se realizaram debates, lançamentos, prémios e exposições.

Destacam-se da presença de Portugal, as ilustradoras portuguesas Yara Kono e Marta Monteiro que foram selecionadas para a exposição de ilustração.

A DGLAB, no seu espaço, divulgou com cerca de 70 livros ilustrados e juvenis publicados ao longo do último ano, destacando as ilustrações de João Fazenda, Bernardo Carvalho e Yara Kono, distinguidos com o Prémio Nacional de Ilustração.

Noutros espaços autónomos, estiveram presentes as editoras Planeta Tangerina, Pato Lógico, Orfeu Negro, Bruaá e Zero a Oito e a Kalandraka.

O júri da exposição escolheu Marta Monteiro pelas ilustrações para o livro “Ana de Castro Osório, a mulher que votou na literatura”, escrito por Carla Maia de Almeida, e Yara Kono, pelo livro “Batata chaca-chaca”.

Durante a feira serão ainda anunciados os vencedores de vários prémios, entre os quais o Astrid Lindgren Memorial Award, no valor de 570 mil euros, para o qual estão nomeados o ilustrador André Letria e a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.

O Prémio ALMA, criado em 2002 pelo governo da Suécia, em honra da escritora Astrid Lindgren, pretende reconhecer o trabalho de um autor, ilustrador ou organização na promoção da leitura e do livro infanto-juvenil.Este ano, recebeu-o o ilustrador alemão Wolf Erlbruch. Em Portugal, as nossas crianças podem deliciar-se com um tema, habitualmente proibido, no livro “A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça”

 

Foram também revelados os nomeados para o prémio bienal Hans Christian Andersen 2018, apresentado como o Nobel da Literatura para a infância e juventude e que é atribuído pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY). Na lista não consta nenhum autor português.

A Catalunha e as Ilhas Baleares, em Espanha, foram os convidados de honra desta 54.ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: