CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – OFICINA: FAZER UM FILME COLECTIVO – OS MURALISTAS MEXICANOS NO ARQUIVO DE MÁRIO DIONÍSIO – CINEMA: O ABORTO NÃO É UM CRIME – 25 DE ABRIL: TENHO MAIS DE MIL AMIGOS

OFICINA: pensar e listar, discutir e filmar, cortar e colar, ver e falar. Para fazer uma coisa colaborativa sobre URGÊNCIAS em quatro tardes de Domingo.
Domingo, 23 de Abril, 15h

As oficinas são contínuas, mas quem quiser pode juntar-se ao projecto em qualquer dos dias. Todas as ideias e fazeres são importantes em todas as fases do projecto.

Oficina para conversar sobre urgências – ou se ainda as temos – e para experimentar fazer alguma coisa com elas, por exemplo um filme colectivo.

Na primeira sessão escrevemos, na segunda e terceira filmamos, na quarta montamos. Depois, numa data ainda a marcar, organizamos uma sessão para ver o conjunto, onde mostramos o que fizemos e falamos o que quisermos.

Sobre o material: temos papéis e canetas, câmaras e computadores.

Pedimos que tragam outros materiais se quiserem: Microfones, tripés, computadores, máquinas de filmar (que também pode ser um telemóvel).

Para todos a partir dos 8 anos. Com a orientação de Cátia Salgueiro e outras que se juntarão.

  CICLO «A PALETA E O MUNDO»
Segunda-feira, 24 de Abril, 18h30

Nesta segunda-feira fazemos um parênteses na leitura de «Ao serviço de», o 10.º capítulo da 4.ª parte de A Paleta e o Mundo, e vamos ler, com Eduarda Dionísio, textos do arquivo de Mário Dionísio sobre o muralismo mexicano.

CINEMA: «REVOLTAS
E REVOLUÇÕES N’AMÉRICA»
Segunda-feira, 24 de Abril, 21h30

Na quarta sessão do ciclo de cinema «Um homem na revolução: Mário Dionísio e a RTP», mostramos o programa de televisão «O aborto não é um crime» (1975, 48′), da série Nome Mulher, realizado pela Cinequipa. A sessão será apresentada por Ana Campos, que conversará connosco depois da projecção.

A passagem deste programa na RTP, na altura em que Mário Dionísio foi director de programas, teve várias reacções, chegando aos tribunais. Sobre este assunto, Mário Dionísio escreveu, no seu diário, a 6 de Fevereiro de 1976:
«Na reunião da Directoria de ontem houve um ataque inesperado e particularmente violento: contra a passagem do programa “O Aborto não é crime” […]. Começo de um ataque concertado? Os bispos publicam um comunicado contra o mesmo programa. Idêntica censura vem da Ordem Regional do Norte da Ordem dos Médicos e do… Mário Castrim.»

A 29 de Dezembro de 1975, Mário Dionísio assume o cargo de director de programas da RTP para que fora convidado e do qual se demitirá alguns meses mais tarde. Durante este período e nos anos seguintes, nos muitos apontamentos de reuniões, encontros e reflexões pessoais de Mário Dionísio, encontrámos referências aos filmes e episódios de séries documentais que juntámos neste ciclo de cinema.

O 25 DE ABRIL NA CASA DA ACHADA
Terça-feira, 25 de Abril, 18h

No 25 de Abril abrimos as portas da Casa da Achada aos amigos e a todos os que queiram assinalar esta data para que continue presente e resistente ao esquecimento. Aproveitamos para estar juntos, conversar e conviver.

Este ano, em pleno ciclo «Um homem na revolução – o Mário Dionísio e o 25 de Abril», abrimos as portas às 18h e às 18h30 inaugura uma exposição de obras de arte para venda, de vários autores, que tem como objectivo a angariação de fundos para as obras na Zona Pública que irão acontecer durante o mês de Junho. Às 19h canta o Coro da Achada.

Venham os amigos, os amigos dos amigos e os amigos dos amigos dos amigos.

Obras de muita gente para ajudar as obras na Casa da Achada em Junho

O quê?
De 25 de Abril a 22 de Maio de 2017 decorrerá na Casa da Achada uma exposição-venda de obras de arte – de desenho, pintura, serigrafia, gravura, fotografia, cartoons, cartazes – que, ao longo dos últimos anos, foram feitas (por muitas cabeças e mãos) e doadas à CA-CMD (por quem as fez ou quem as tinha) para que pudessem ser vendidas com o propósito de angariar fundos para as suas actividades e necessidades diversas.

Para quê?
Depois de 7 anos de funcionamento pleno, a Casa da Achada – nomeadamente os seus espaços públicos, onde decorre a maioria das actividades, sessões, exposições, oficinas, ligadas ou não à obra de Mário Dionísio e de Maria Letícia – necessitam de manutenção; ou seja, de obras pontuais, de construção civil, de reabilitação, que permitam a continuação da utilização e usufruto desses lugares onde, quase diariamente, se encontram gentes e ideias. As obras de manutenção decorrerão em Junho, mês em que a Casa estará encerrada, levando algumas actividades para fora de portas.

Porquê?
Antes da sua abertura – ainda sem obras feitas – já se realizavam actividades e encontros na Casa da Achada; uma concentração de vontades e esforços que foi fundamental para tornar os seus espaços (físicos) realidade em 29 de Setembro de 2009.
Assim, a ideia desta exposição não reflecte apenas uma necessidade prática, com exigências financeiras; materializa e reafirma uma forma autónoma de estar e de fazer, através dos vários olhares, formas de expressão, diferentes saberes e experiências que tornam a vida e a continuação da Casa possível.

Obras de Alice Jorge ● Alvarez ● Ana Jotta ● Ângelo de Sousa ● António Pimentel ● António Sena ● Arlindo Vicente ● Armando Alves ● Bárbara Assis Pacheco ● Bordalo Pinheiro ● Carlos Calvet ● Cipriano Dourado ● Cláudio Jimenez ● Cruzeiro Seixas ● Eduardo Batarda ● Eduardo Nery ● Espiga Pinto ● Eurico Gonçalves ● Fernando Calhau ● Fernando Conduto ● Francisco Relógio ● Frederico Mira ● Germano Santo ● Guilherme Parente ● Hansi Staël ● Henrique Ruivo ● Humberto Lebroto ● Ilda Reis ● Inês Dourado ● JAS ● J.J. Ramos ● Jorge Martins ● José Cândido ● José Paiva ● Júlio ● Júlio Resende ● Lidia Martinez ● Lima de Freitas ● Manuel Pinto ● Manuel Ribeiro de Pavia ● Manuel Sampaio ● Manuela Bacelar ● Manuela Jorge ● Maria José Oliveira ● Maria Velez ● Margarida Alfacinha ● Nikias Skapinakis ● Querubim Lapa ● PAM ● Pedro Avelar ● Pedro Chorão ● Pedro Penilo ● Pedro Proença ● Raúl Perez ● Rogério Ribeiro ● Rui Paiva ● Rui Pimentel ● Rui Sanches ● SERER ● Sílvia Chicó ● Sofia Areal ● Susan Norrie ● T. Brarens ● Teresa Magalhães ● Tolil ● Zé d’Almeida ● Zulmiro de Carvalho

POR ESTARMOS A MONTAR A EXPOSIÇÃO, A CASA DA ACHADA NÃO ESTARÁ A FUNCIONAR NO SEU HORÁRIO DE ABERTURA HABITUAL. APENAS ABRIMOS AS PORTAS PARA AS SESSÕES PROGRAMAS.
O horário voltará ao normal na quinta-feira, 27 de Abril.

O GRUPO DE TEATRO COMUNITÁRIO DA CASA DA ACHADA APRESENTA DUAS PEÇAS EM ALMADA:

  • A MISSÃO DE ARULALAGAN
    Incrível Almadense (Almada)
    Quinta-feira, 27 de Abril, 19h

    Texto: Joaquim Paulo Nogueira
    Direcção e espaço sonoro: F. Pedro Oliveira
    Participação musical: Fernando Chainço
    Interpretação: Joaquim Paulo Nogueira e Moin U. Ahamed
  • SÃO 3 SEGUNDOS – FRAGMENTOS E OUTRAS PARTES
    Incrível Almadense (Almada)
    Quinta-feira, 27 de Abril, 21h30

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUISER E PUDER PODE AJUDAR A CASA DA ACHADA:

 

 

 

 

 

 

 

Contactos

 

Morada Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, 11, R/C
1100 – 004 Lisboa (ver localização)
Telefone 218 877 090
E-mail Casa da Achada
casadaachada@centromariodionisio.org
E-mail Livraria
livraria@centromariodionisio.org
E-mail Distribuição de Edições
livros@centromariodionisio.org
NIB NIB para donativos e pagamento de quotas
0036 0000 9910 5869 2830 8

Equipa de Comunicação Web

 

E-mail

André Spencer e F. Pedro Oliveira

web@centromariodionisio.org

 

 

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: