CONTOS & CRÓNICAS – CARLOS REIS – OS ARTIGOS IMPUBLICÁVEIS – ABAIXO O FASCISMO

 

 

Je réspire.

É blasé, sim senhor, esta frase. Mas, aqui para nós, deve perpassar pela mente de alguns milhões de franceses, malgré tout.

(Bem como a raiva e a irritação por entre outros tantos milhões deles, convenhamos).

Que se lixe. Assim que comecei a ouvir o bem penteado e vitorioso Macron, desatei logo a cagar nele e no seu discurso, na sua ambiguidade política, na sua postura neoliberalista, que só engana quem quer ser enganado. Ou os estúpidos.

Mas pensei: bem, a Le Pen desta vez fecundou-se. E ainda bem.

Os franceses, grande parte deles, votou contra a Le Pen?

Pois ainda bem. Mais vale um mal menor do que um Mal. Pensei também que haverá eleições legislativas dentro em breve e não há nenhuma Esquerda a sério em França, pour le moment. O que é assustador. O que irá ser terrível.

E depois pensei nos nossos PCs (sim, nos portugueses) e na sua irritante e estúpida ambiguidade que não (nunca) lhes permite uma declaração política inequívoca, enfática ou sem lugar a dúvidas, nestas burguesas coisas eleiçoeiras, que no fundo deploram. Parece uma continuidade das eleições americanas, em quem muitos deles (juro, não estou a falar de cor) prefeririam que ganhasse o Trump, naquela sua postura doentia “do quanto pior melhor”.

Postura que não abandonam, não assumem nem definem. O que eles gostariam (raios os partam) era que ganhasse a le Pen. Nem que seja (nem que fosse) para poderem malhar na política de um país sem Partido Socialista e muito menos sem Partido Comunista – isso uma coisa vaga e (ou) inexistente na Europa, salvo a nossa lusitana excepção.

Irritam-me, é verdade. Defendem-se com unhas e dentes (e até já com molares falsos, ou esqueléticas lassas) mais a si próprios e às suas jurássicas teorias e teses, do que às pessoas. Não lhes perdoo. Até parece que o fascismo (puro e de antanho) personificado pela Le Pen não é um perigo real, uma ameaça sinistra e infelizmente basto popular – como nos anos de chumbo que antecederam a Segunda Guerra Mundial.

Até parece.

Que a Le Pen não é, não passou a ser agora, a Oposição em França.

Carlos

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: