EDITORIAL: A VITÓRIA DA BANCA SOBRE O FASCISMO – VENHA O DIABO E ESCOLHA- por Carlos Loures

Há uns anos atrás, a revista francesa  «LÉxpress» levou a cabo entre os seus leitores um inquérito com uma única pergunta: «Considera a França uma grande, média ou pequena potência?» Venceu por ampla margem a primeira – a maioria dos franceses considera o seu país uma grande potência. Não pondo em causa a influência de grandes humanistas franceses na evolução do pensamento mundial, não esquecendo o esplendor da literatura francesa e das artes em  geral, situando a questão apenas no plano da força efectiva, da influência nos grandes problemas internacionais, a França tem assumido após a Segunda Guerra Mundial, tal como a Grã-Bretanha um papel de meros seguidores das decisões tomadas  em Washington. Eu diria que os Estados Unidos, a Rússia, a China e, num registo mais moderado, a Alemanha, merecerão esse estatuto. Falando só da Idade Contemporânea, a França como grande potência terminou o seu mandato em Waterloo. Quando um corso baixote foi derrotado, Desde então, França tem acumulado derrotas – com a Prússia e com a Alemanha, para não falar da  Indochina e da Argélia… Por isto, diria que a vitória anunciada de um Macron, o banqueiro democrata nos interessará tanto como aos franceses interessou a de António Costa.

Assim como Trump é um espelho da América subterrânea, da face hedionda de uma nação que a par de grandes cérebros, alimenta os aspectos mais negativos dos seres humanos, a senhora Clinton daria um tom polido a uma sociedade maioritariamente constituída por indivíduos que acreditam na american way of life, Marine Le Pen mostraria o rosto xenófobo de uma França que acolheu imigrantes enquanto precisou deles, mas que agora, que deixaram de ser necessários, os pretende escorraçar,

Hoje passa o 72º aniversário da capitulação da Alemanha, Celebremos esse aniversário e concedamos às eleições francesas a mesma importância que os franceses dão aos acontecimentos portugueses e que anda muito próxima do zero.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: