HOJE, 1 de JUNHO – DIA MUNDIAL DA CRIANÇA – TALHO OFERECE 2500 LIVROS A CRIANÇAS DE GONDOMAR

No Dia Mundial da Criança

 

TALHO OFERECE

2500 LIVROS

A CRIANÇAS

DE GONDOMAR

Um poema de Matilde Rosa Araújo feito livro, pelo talento do artista plástico Acácio de Carvalho, será oferecido a todas as meninas e meninos que frequentam o Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, em Gondomar no dia 1 de Junho – Dia Mundial da Criança.

Acresce: uma actriz, Cidália Santos, que por umas horas será uma criança transportada em charrete, fará a leitura encenada de “Os Direitos da Criança” na sede e nas escolas que constituem aquele agrupamento escolar. A partir das 11,45 horas. Na ocasião, Sérgio Sousa, administrador do Grupo, fará a entrega simbólica de alguns exemplares à Directora do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Drª Esmeralda Pimenta.

Os livros já foram entregues no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis que fará a sua distibuição pelas alunas e alunos da EB 1, EB 1 da  Gandra, EB 1 de Ramalde, EB 1 do Souto, EB 1 do Vinhal, EB1 de Aguiar, EB 1 do Taralhão e pelos jardins de infância de Aguiar, Fontela, Carregais, EB nº 1, Taralhão e Vinhais.  O livro também será o oferecido nas lojas do Grupo Futuro em Relevo/Talho do Povo em S.Cosme, Baguim do Monte e da Arroteia, em S. Mamede de Infesta.

Esta é a forma do Talho do Povo se associar ao Dia Mundial da Criança. A iniciativa, singular, é também um alerta para os problemas que hoje afectam milhões de crianças em todo o mundo.

A obra de Matilde Rosa Araújo tem arranjo gráfico e ilustrações do Artista Plástico Acácio de Carvalho, sendo o desenho da capa da autoria de Martim Soares Novais, que é aluno da Escola Secundária de Gondomar.

Matilde Rosa Araújo (1921/2010) nasceu e viveu em Lisboa.

Escritora e pedagoga, Matilde Rosa Araújo licenciou-se pela Faculdade de Letras da Universidade Clásica de Lisboa e foi figura cimeira da Literatura para a infância.

Foi autora de mais de 40 livros (contos e de poesia para adultos) e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças.

Dedicou-se à defesa dos direitos das crianças através da publicação de livros e de intervenções em organismos com actividade nesta área, como a UNICEF Portugal.

Em 1980 recebeu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para o melhor livro infantil, pela mesma fundação, em 1996, pelo seu trabalho Fadas Verdes (livro de poesias) de 1994. Matilde Rosa Araújo foi condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em Maio de 2004, foi distinguida com o Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: