O SONO por Luísa Lobão Moniz

Está no ar, há já alguns anos, que as crianças com 4,5 ou 6 anos teriam que entrar para o 1º ciclo com conhecimentos e hábitos de crianças que já frequentam o 1º ano do ensino básico.

Temos a família angustiada porque quando o menino ou a menina forem para a escola, 1º ciclo, ainda não sabe ler, só reconhece o seu nome e pouco mais.

Pergunto: mas é suposto uma criança ir para o 1º ano do 1º ciclo a saber ler, a saber o abecedário? Onde está legislado que assim deve ser?

O que as crianças devem e podem aprender antes de começarem o 1º ciclo!

A estrutura cognitiva que permite a aprendizagem da leitura e da escrita tem um caminho a percorrer com base no desenvolvimento e crescimento emocional, da destreza física, da aprendizagem das regras sociais através das regras dos jogos, do saber estar em grupo, do respeitar as diferenças, do desenvolvimento da criatividade, no espírito crítico e na curiosidade, enfim num cem número de competências que levam, então, a criança à leitura e à escrita.

A criança tem que sentir a necessidade da leitura e da escrita e não saber apenas palavras soltas.

Cada vez mais se fala na falta de exercício físico, de brincadeiras ao ar livre. Correr no jardim, andar de baloiço, brincar com caricas, saltar à corda ou ao elástico, inventar lengalengas, ir ao teatro, ir ao cinema, saber as regras mínimas de segurança quando anda na rua…

Antes desta ansiedade familiar as crianças faziam a sesta depois do almoço, durante pelo menos uma hora.

A SPP (Sociedade Portuguesa de Pediatria) confirma a importância do sono na criança. A falta de sono pode vir a provocar variações de humor, alteração do comportamento e alteração motora. A falta de sono pode estar na origem do mau rendimento escolar, da hiperactividade e défice de atenção, entre outras.

Perante esta realidade porquê tanta ansiedade para que as crianças aprendam a ler antes do 1º ano?

Deixem as crianças brincar com os amigos, ou sozinhas. Deixem as crianças descansar, dormir uma sesta.

A falta de descanso, da sesta pode ser uma das causas de comportamentos desadequados, de dificuldades de concentração.

Antes do 1º ano, do 1º ciclo, cair e esfolar os joelhos, quando se está a brincar, é melhor do que a transmissão da ansiedade da aprendizagem da leitura e da escrita, antes do tempo certo.

É claro que há crianças que aprendem a ler sozinhas, ora ainda bem, mas estas são uma minoria, como será uma minoria aquelas que têm muita, muita dificuldade na aprendizagem da leitura. Será a altura certa? Será o método de ensino o melhor para ela?

Como se sabe, a criança não é um ser desprovido de especificidades, tudo o que aprende e faz é fruto do que já aprendeu ou fez.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: