A Liberdade, a cultura, a democracia e a justiça social são as nossas paixões.
ASSOCIAÇÃO ALVES REDOL – ASSOCIAÇÃO PROMOTORA DO MUSEU DO NEO-REALISMO – CENTENÁRIO do nascimento de ROMEU CORREIA – HOJE, QUARTA-FEIRA, 18 de OUTUBRO, pelas 21.30 – Rua ANTÓNIO PALHA, MERCADO MUNICIPAL, loja 35, em VILA FRANCA DE XIRA – a mensagem de ANTÓNIO REDOL
Este ano comemora-se o centenário do nascimento do escritor
Romeu Correia.
Nascido em Almada, activo membro das suas colectividades, desenvolveu uma escrita baseada na vivência das camadas populares da sua terra, mas com um cunho universalista. Contista, romancista, dramaturgo, ensaísta, a sua literatura insere-se no Movimento Neo-Realista.
Mas talvez seja como dramaturgo que a sua obra é mais importante. As suas peças foram representadas por grupos de teatro profissionais e de amadores por todo o país, sempre com muito êxito. Foram notáveis as representações de “O Vagabundo das Mãos de Ouro” pelo Teatro Experimental do Porto, “Casaco de Fogo” e “O Cravo Espanhol” pela Companhia Amélia Rei Colaço-Robles Monteiro do Teatro Nacional D.Maria II, “Tempos Difíceis” pelo Grupo de Teatro de Campolide.
A Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo leva a cabo, com a Associação Alves Redol, a sessão que em anexo se anuncia.