CARTA DE VENEZA – CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA – por Vanessa Castagna

Foi em novembro do ano passado que a associação Venessia.com organizou uma manifestação denominada Venexodus para instar os responsáveis políticos a atuar medidas habitacionais eficazes. Nessa altura tocava-se o mínimo histórico de habitantes residentes no centro histórico da cidade: menos de 55.000. No último ano, porém, a situação piorou, tanto que no dia 26 de outubro passado o número de venezianos residentes desceu abaixo dos 54.000, marcando um novo recorde negativo, associado a um constante envelhecimento da população.

Essa situação não é bem percetível no dia a dia, graças à presença dos chamados “habitantes equivalentes” (170.000 estimados), que diariamente desempenham as suas atividades na cidade, misturados com residentes, estudantes e turistas. Estes últimos, por si só, marcam uma presença média de 67.000 pessoas por dia. Mas a transformação do comércio local é revelador da evolução demográfica, sendo evidente o desaparecimento progressivo e inexorável do “comércio de bairro” (padarias, mercearias, drogarias…) e lojas de produtos médios a preços acessíveis (sapatarias, lojas de artigos infantis etc.): os próprios venezianos são obrigados a deslocar-se para a “terra firme” para fazer compras.

A vitalidade do setor turístico reflete-se, como é sabido, no mercado imobiliário, que regista um momento de grande dinamismo, com um aumento de quase 12% de compras e vendas em 2016. Predominantemente, trata-se de operações de investimento, com preferência por superfícies de 40-50 metros quadrados a destinar a arrendamento turístico. A oferta diminuiu e os preços aumentaram, obrigando ainda mais famílias locais a procurarem casa longe do centro histórico. Apesar das especificidades locais, infelizmente o que está a acontecer em Veneza deixa entrever os perigos a que se expõem outras grandes cidades, que se estão a render acriticamente à tentação dos lucros vindos do turismo de massa.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: