A BARRACA – HÉLDER MATEUS DA COSTA – ENCONTRO IMAGINÁRIO – debate entre personagens marcantes da história universal – LUÍS I, GEORGE WASHINGTON e JOAQUIM TELES JORDÃO – com a participação da sociedade civil – ATENÇÃO!!!! ÚLTIMO ENCONTRO DE 2017! – AMANHÃ, SEGUNDA-FEIRA, 18 de DEZEMBRO, às 21.30.

ATENÇÃO !!!!

ÚLTIMO ENCONTRO DE 2017!

Um balanço das lutas entre liberais e miguelistas, a Monarquia Constitucional e o nascimento das Estados Unidos da América.

ULTIMAS RESERVAS

Luís I (Lisboa, 31 de outubro de 1838Cascais, 19 de outubro de 1889), apelidado de “o Popular”, foi o Rei de Portugal e Algarves de 1861 até sua morte.. De grande sensibilidade artística, pintava, compunha e tocava violoncelo e piano. Poliglota, falava correctamente algumas línguas europeias. Fez traduções de obras de William Shakespeare. Do seu reinado merecem especial destaque as obras dos portos de Lisboa e de Leixões,  a abolição da pena de morte para os crimes civis, a abolição da escravatura no Reino de Portugal, e a publicação do primeiro Código Civil. Interpretação do jornalista  Mário de Figueiredo.

George Washington (Condado de Westmoreland, 22 de Fevereiro de 1732Mount Vernon, 14 de Dezembro de 1799)[nota 1] foi o primeiro Presidente dos Estados Unidos (1789–1797), o comandante em-chefe do Exército Continental durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, e um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos.Washington foi eleito Presidente unanimemente pelos eleitores em 1788 e prestou serviço durante duas legislaturas. Washington foi celebrado como “Pai da Nação” ainda durante a sua vida. Carlos Vargas, jornalista, interpreta.

Joaquim Teles Jordão (Guarda, 1777Cacilhas, 23 de Julho de 1833) foi um militar do Exército Português da facção conservadora miguelista.  Foi nomeado governador da Torre de São Julião da Barra e a dureza com que tratou os presos, com cruéis abusos e torturas, mereceram o repúdio e ódio dos liberais. Na Batalha da Cova da Piedade , reconhecido como o odioso comandante de São Julião da Barra, foi morto a golpes de espada pelo coronel Romão José Soares, adjunto do comando da Divisão Ligeira do general João Schwalbach. O professor José Zaluar interpreta.

1 Comment

Leave a Reply