NESTE DIA, 19 de FEVEREIRO de 1896, nasceu ANDRÉ BRETON…

 

Neste dia, 19 de Fevereiro, mas do ano de 1896, nasceu em Tinchebray, departamento de Orne, o poeta francês André Breton que morreria em 28 de Setembro de 1966 na cidade de  Paris. Breton foi, por assim dizer, o pai do Movimento Surrealista.

(1896 – 1966)

Estudante de Medicina, durante a chamada Primeira Grande Guerra foi mobilizado em 1916 para o Exército. Alistado como enfermeiro, foi colocado na cidade de Nantes. Ali conheceu Jacques Vaché, um discípulo de Alfred Jarry e um dos poetas precursores do movimento surrealista que Breton viria a fundar em 1924. O jovem Vaché, que morreria com apenas 24 anos, teve uma influência decisiva na direcção assumida pela acção poética de Breton, até então influenciada e conduzida pelo exemplo de Paul Valéry.

Já em 1919, terminada a Guerra, com outros escritores (Philippe Soupault, Louis Aragon e, posteriormente, com o criador do movimento dadaísta,  Tristan Tzara) organiza a revista Littérature..Segue.se a edição de Les Champs magnétiques – obra realizada por Breton em colaboração com Soupault, onde pela primeira vez utiliza a escrita automática, expressão do subconsciente e uma das bases teóricas do surrealismo,

Em 1924, André Breton publica o Primeiro Manifesto Surrealista. Jean-Arthur Rimbaud, que preconiza a mudança da vida, e Karl Marx, que defende a transformação do mundo, constituem a base teórica do surrealismo a que aderem Philippe Soupault, Louis Aragon, Paul Éluard e tantos outros. Em 1927  Breton aderiu ao Partido Comunista, do qual foi expulso em 1933 – as teorias libertárias do surrealismo não cabem no espartilho estalinista.

Em 1941, acossado pela ocupação nazi, refugia-se nos Estados Unidos da América. Volta a Paris em 1946, onde fica até morrer dirigindo o segundo grupo surrealista, que se movimenta em torno da revista La Brèche, (1961-1965).

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: