ACRIDES, ASSOCIAÇÃO DE CRIANÇAS DESFAVORECIDAS, EM CABO VERDE, FEZ 20 ANOS

Já aqui temos falado da ACRIDES, em Cabo Verde, Associação Crianças Desfavorecidas, reconhecida como utilidade pública pelo Governo de Cabo Verde que têm como principal objectivo a promoção dos direitos/deveres e solidariedades social das crianças/famílias mais desfavorecidas.

Associação credível a procura de parcerias, angariou muitos amigos, colaboradores e parceiros, para Promoção e Defesa dos Direitos e Deveres da Criança. Essas pessoas, acreditaram desde primeira hora nos projectos, que contribui na promoção do bem estar das criança/família caboverdiana.

Foram momentos de muita luta, mas também de muita certeza dinamismo e determinação, pensando sempre que, para as nossa crianças, o lema é lutar e lutar sempre sem desistir.

Iniciamos respondendo as necessidades básicas de uma criança/família, dando maior importância a educação, com distribuição de material escolar, pagamentos de propinas/jardins infantis, passes de estudantes, uniformes, cobrindo cerca 2060 crianças.

Ontem, dia 8 de março publicaram no seu mural de  Facebook uma reflexão sobre os seus 2º anos de existência.

“O meu dia de hoje, foi de introspeção!! Uma auto-avaliação profunda sobre os 20 anos da nossa querida ACRIDES, uma Associação que foi criada com base no meu trabalho final do curso de Educadora Social feita em 1995/97, realizada pelo ICM hoje ICCA, que teve o “Zeca” a criança que trabalhei durante o curso;

A ACRIDES somou e seguiu a sua missão e caminhada, dando sorrisos, esperanças, fazendo sonhar e realizar sonhos de centenas de crianças pelas mãos dos primeiros adolescentes que se dedicaram ao Voluntariado e se juntaram as Empresas Privadas, pessoas individuais para nos ajudarem a ajudar crianças e famílias mais vulneráveis.

Sinto-me feliz pelas crianças que nos foram possível mudar de vida e dar-lhes oportunidades de terminarem os seus estudos, fazerem formação superior; uma formação profissional e terem um emprego, mas fico com a sensação de ter falhado, com crianças que não conseguiram e ficaram para trás.

Um misto de felicidade e angústia, um misto de missão cumprida, e, uma grande vontade de continuar a fazer ainda muito mais.

Os meus agradecimentos vão para todos os parceiros nacionais, que foram: parceiros alicerces, parceiros pilares e os parceiros que juntos continuamos a construção dos muros.

A Cooperação Internacional, as Redes Internacionais que nos permitem partilhar experiências e aprender a fazer cada vez melhor para proteção da criança, o nosso grande obrigado.

Aos membros fundadores da ACRIDES, porque sem eles não seria possível a sua criação;

Aos meus queridos adolescentes e jovens que se entregaram ao Voluntariado, com garra e determinação, e, sempre ao meu lado conseguimos levar a nossa missão de fazer feliz as crianças, e dar garantia de futuro as suas famílias:

Um muito obrigada a nossa Comunicação Social Cabo-verdiana e aos Jornalistas que levam bem longe as nossas mensagens;

Ao ACI, Carmo, Soraia, Maurício e toda vossa equipa, um muito obrigada!

Para finalizar, um obrigada especial aos meus companheiros de todos os dias: Voluntário Ima, a Ineida nossa Assistente Administrativa, a Carmen uma das primeiras crianças da ACRIDES, hoje Voluntária, a Cândida Gonçalves membro fundador, Padre João Augusto Presidente da Assembleia Geral, José Carlos Moniz, Presidente do Conselho Fiscal.

Obrigada, obrigada à todos que se juntaram a ACRIDES pela causa da proteção criança, na criação da Rede Nacional de Combate e Prevenção contra o Abuso Exploração Sexual de Menores, e a criação da Coalizão Cabo-verdiana dos Direitos da Criança!

Acredito não ter agradecido à todos, e, peço as minhas sinceras desculpas porque são muitos, mas acreditem que todos vocês estão no meu coração e cada um sabe que é ou foi uma pedra fundamental na consolidação e credibilidade desta ONG..

Continuaremos juntos pelas nossas crianças e por Cabo Verde!!!

Com estima,

Lourença Lopes Tavares”

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: