AINDA SOBRE A ESCALADA DA GUERRA FRIA, UMA NOVA SÉRIE DE TEXTOS – TEXTO Nº 8. – O PARTIDO TRABALHISTA ACUSA O MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DO REINO UNIDO DE MENTIR AO POVO INGLÊS SOBRE A ORIGEM DO GÁS NOVICHOK.

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

 O Partido trabalhista  acusa o ministro  dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido de mentir  ao povo inglês sobre a origem do gás  Novichok.

‘Egg on his face’: Labour rebukes Boris Johnson for ‘misleading public’ on Novichok source

Russia Today, 4 de Abril de  2018

https://www.rt.com/uk/423189-labour-johnson-russia-novichok/

Handout / Reuters

O Partido Trabalhista está a  pedir a Boris Johnson que responda a algumas das “questões muito sérias”, depois de se saber  que  os cientistas não conseguiram identificar a origem do agente neurotóxico  Novichok.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros  afirmou anteriormente numa entrevista ao canal de televisão alemã Deutsche Welle, que havia sido dito em termos “categóricos” pelos cientistas de Porton Down que não havia “nenhuma  dúvida” que a Rússia era a fonte do agente neurotóxico utilizado no envenenamento de Salisbury dos   Skripals.

O líder da oposição Jeremy Corbyn diz que Johnson precisa agora de responder a algumas perguntas. “Como é que isso deixa o ministro dos Negócios Estrangeiros? Como tendo levado com um ovo no rosto pela declaração que fiz na televisão alemã. “

“Boris Johnson parece ter excedido completamente a informação que lhe foi dada e disse ao mundo em termos categóricos o que ele acreditava que tinha acontecido e não foi apoiado por provas que ele pretendeu ter  recebido de Porton Down em primeiro lugar. Boris Johnson precisa pois de responder a algumas perguntas “, disse Corbyn à Sky News.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros  foi deixado com um ovo atirado à sua cara e depara-se com a necessidade de responder a várias questões  muito sérias  no rescaldo das suas declarações. #SalisburyAttack https://twitter.com/the_awakend/status/981510489057439744 

Corbyn também criticou o Ministério dos Negócios Estrangeiros por emitir um tweet reiterando a declaração de Johnson após a entrevista e, em seguida, exclui-la, na terça-feira, depois da informação recebida  de Porton Down. A Ministra dos Negócios Estrangeiros do governo sombra Diane Abbott, também destacou a decisão do Ministério dos Negócios Estrangeiros ao  apagar o seu tweet.

O tweet do Ministério dos negócios Estrangeiros foi apagado.  Porton Down não afirma que o gás tenha sido  ‘produzido na Rússia’. Considere que o Ministro dos Negócios Estrangeiros também  deseja que a sua entrevista com as mesmas ideias  também possa ser apagado.

. https://twitter.com/paulwaugh/status/981490573835161600 …

Enquanto isso, o Foreign Office está de acordo com a sua avaliação de que a Rússia é responsável pelo ataque. Num tweet de  terça-feira, disse que “não é e nunca foi da nossa responsabilidade confirmar a fonte do agente”.

A avaliação do governo tem sido clara desde o início. A nossa análise química é uma parte fundamental da avaliação do governo, e isso não mudou @skynews @UKmoments

Abbott, num seu comunicado,  acusou o Ministério dos Negócios Estrangeiros  de enganar o público sobre as evidências de novichok de Porton Down.  “Parece que Boris Johnson enganou o público quando afirmou que as autoridades de Porton Down confirmaram que a Rússia era a fonte do agente neurotóxico  no ataque em Salisbury.

Essas autoridades deixaram claro que não podem identificar a sua fonte, e não podem dizer definitivamente que veio da Rússia ou de outros lugares. “

Abbot acrescentou que as ações de Johnson mais uma vez mostram que ele é incapaz de representar responsavelmente a Grã-Bretanha no cenário mundial.

A Ministra para a Educação do governo sombra, Angela Rayner, também pediu que Johnson responda a  “algumas perguntas muito sérias”, acrescentando que “o habitual bluf de um fanfarrão ” não será suficiente.

.

 Que caos completo é esse, Boris Johnson e o Ministério dos Negócios Estrangeiros têm algumas perguntas sérias para responder, e não é para estar a acenar desdenhosamente com as mãos e o habitual bluf de fanfarronice  não vai servir para nada, trata-se agora de uma  situação extremamente séria ..

https://amp.theguardian.com/politics/blog/live/2018/apr/04/labour-criticises-boris-johnson-over-his-porton-downnovichok-claims-as-opcw-meets-politics-live?CMP=share_btn_tw&__twitter_impression=true …

1:15 PM – Apr 4, 2018

O Ministro dos Negócios Estrangeiros elimina i tweet dizendo que Porton Down confirmou que o gás neurotóxico  novichok utilizado em  Salisbury era produzido na Rússia -…

Corbyn foi atacado pelos Conservadores e alguns dos seus próprios deputados pela  sua aparente “fraca” resposta à alegada agressão russa. Vários deputados trabalhistas condenaram a posição de Corbyn e aceitaram a avaliação de Theresa May sobre a culpabilidade russa.

Labour Left@LabourLeft

Labour Left @LabourLeft

How’s this looking now by the way ?

 

O líder trabalhista adotou uma abordagem mais cautelosa em relação ao envenenamento de Skripal, exigindo a utilização dos canais apropriados do direito internacional antes de atribuir a culpa seja a quem for.

 

‘Egg on his face’: Labour rebukes Boris Johnson for ‘misleading public’ on Novichok source. Texto disponível em:

https://www.rt.com/uk/423189-labour-johnson-russia-novichok/

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: