PARA COMBATER O NAZISMO, É PRECISO SER DE EXTREMA ESQUERDA? por Helder Costa

As notícias sobre as manifestações nazis na Alemanha são sempre apresentadas como um choque entre extrema direita ( é mais civilizado esquecer o termo nazi) e a extrema esquerda ( para se falar de conflito entre extremistas).

Mais uma extraordinária manipulação!

Para lutar contra o nazismo não basta ser patriota, democrata, humanista , anti –racista, anti –discriminatório, exercer o culto do Bem e do Progresso?

Os milhões de mortos do massacre Hitleriano não pertenciam a todos os sectores e classes da Humanidade?

A luta anti – nazi só será vitoriosa se englobar a crença, a coragem e a indignação de toda a sociedade.

Como, pelos vistos, há grandes falhas de memória , volto a publicar o texto do padre Martin Miemuller, também divulgado por Brecht.

 «Primeiro levaram os comunistas. Mas eu não me importei porque não era comigo. Em seguida levaram alguns operários. Mas a mim isso não me afectou porque não sou operário. Depois prenderam os sindicalistas. Mas eu não me incomodei porque nunca fui sindicalista. Logo a seguir chegou a vez de alguns padres. Mas como não sou religioso, também não liguei. Agora levaram-me a mim. E quando percebi já era tarde.»

One comment

  1. franciscogtavares

    Interrogações bem pertinentes, as que Helder Costa coloca. E há quem esteja bem consciente disso como por exemplo o ministro alemão dos exteriores quando diz “a Alemanha “será sempre responsável” pelo “inferno” de Auschwitz……O campo nazi de Auschwitz é “o pior lugar do mundo” e os alemães, que o criaram, serão “sempre responsáveis” por aquele “inferno…..Em qualquer um dos casos, é um lugar de memória que, em primeiro lugar, nos lembra, a nós e aos alemães, o que fizemos a milhões de pessoas. Necessitamos deste lugar pois a Alemanha será sempre responsável” ( entrevista ao jornal polaco Gazeta Wyborcza em 17/08/2018). Positivo e importante certamente, falta que o ministro recorde, e questione, que políticas estão a levar à atual ascensão de neo-fascistas um pouco por toda a Europa.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: