Álvaro José Ferreira Eleição de seis canções portuguesas para o Cancioneiro da U.E.
Caros Amigos,
Participem na eleição das seis melhores canções portuguesas para o Cancioneiro da União Europeia. Basta aceder a http://www.eu-songbook.org/, escolher o país (Portugal) e ir seleccionando em cada categoria a canção preferida.
Atenção: não é obrigatório votarem numa das 10 canções nomeadas. Poderão indicar outra da vossa predilecção (último item). As minhas eleitas foram as seguintes:
AMOR:
“Estrela da Tarde” (Letra: José Carlos Ary dos Santos / Música: Fernando Tordo) – Carlos do Carmo
Até 28 de Outubro, todos os portugueses são convidados a escolher seis canções que os representem no primeiro cancioneiro para a União Europeia, o Cancioneiro da UE.
As seis categorias foram decididas em colaboração com 17 academias musicais e faculdades de música em 14 estados membros da UE: 1) Amor; 2) Natureza e Estações; 3) Liberdade e Paz; 4) Canções Populares; 5) Canções de fé; 6) Canções Infantis.
As 60 músicas portuguesas foram nomeadas por membros da comunidade musical portuguesa – em particular a Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), Associação Musical Lisboa Cantat, Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança e Academia de Música de Lagos.
O Cancioneiro da UE não é um projecto de promoção de Bruxelas, mas sim um projecto sem fins lucrativos lançado por uma organização Dinamarquesa sem ligações monetárias à UE.
Até agora, mais de 26 000 pessoas de quinze estados membros votaram nas suas respectivas seis canções. A primeira versão do The European Union Songbook será publicada no Dia da Europa, 9 de Maio 2019.
Só pode participar na sondagem uma vez por computador ou smartphone.
#E depois do adeus”. Cantado por P. Carvalho. Letra de J. NIza e música de Calvário