ESCRITORA URUGUAIA IDA VITALE VENCE PRÉMIO CERVANTES 2018 por Clara Castilho

Prémio Miguel de Cervantes, para além de ser uma homenagem ao escritor mais famoso de Espanha, é um dos galardões literários mais importantes da língua espanhola.

Este prémio, que foi instituído pelo Ministério da Educação e Cultura de Espanha em 1976, nasce da importância que este autor tem na cultura e literatura espanholas. Premeia e reconhece anualmente os autores hispanófonos, garantindo-lhes desta forma o êxito e reconhecimento internacional. A este galardão está inerente o prestígio e propagação da língua espanhola. Este prémio é concedido anualmente, de forma a homenagear um dos autores de maior destaque da língua espanhola, numa cerimónia solene presidida pelo rei Juan Carlos, no dia 23 de Abril de cada ano, na Universidade de Alcalá .

Este ano, chegou a vez de Ida Vitale, de 95 anos, poeta, jornalista, tradutora e crítica literária. É autora de obras como “La luz desta memoria” ou “Procura de lo imposible”.

A presidente do júri, a escritora Carmen Riera, qualificou Vitale de “poeta extraordinária com grandes ligações a Espanha”.

Não tem obra publicada em português. Mas, de acordo com o catálogo da Biblioteca Nacional, Ida Vitale traduziu, em 1968, para castelhano, as “Cartas de amor de la religiosa portuguesa”, atribuídas a Mariana Alcoforado, publicadas em Montevideo, no Uruguai, pela Arca-Galerna.

Já anteriormente tinha recebido outros pémios: Prémio Internacional Octavio Paz de Poesia e Ensaio, o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana (2015) e o Internacional de Poesia Federico García Lorca (2016). É também doutora honoris causa pela Universidade da República do Uruguay.

Invierno

Como las gotas en el vidrio,
como las gotas de la lluvia
en una tarde somnolienta,
exactamente iguales,
superficiales,
ávidas todas,
breves,
se hieren y se funden,
tan, tan breves
que no podrían dar cabida al miedo,
que el espanto no debiera hacer huella
en nosotros.

Después, ya muertos, rodaremos,
redondos y olvidados.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: