CARTA DE VENEZA – UMA TAXA DE ENTRADA PARA VENEZA – por Vanessa Castagna

 

Há anos que o Presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, andava a tentar negociar com o Governo central a possibilidade de atuar esta medida, o que finalmente vem a ser viabilizado pelas providências orçamentais tomadas pelo Governo italiano.

Há cerca de 30 milhões de turistas “de um dia” que, ao longo do ano, visitam o centro histórico de Veneza, ameaçando de forma evidente a sustentabilidade de um local tão frágil. A ideia de um contributo, uma espécie de bilhete para poder entrar e visitar este incomparável património da UNESCO, visa compensar os custos ligados aos serviços essenciais e à manutenção da cidade, incluindo a limpeza e a eliminação do lixo. O contributo terá o mesmo valor da taxa hoteleira aplicada a quem pernoita em alojamentos turísticos locais, ou seja, um valor que a lei coloca entre os 2,5 e os 10 euros.

Ainda não há uma data marcada para o início da aplicação da medida, mas é provável que a época do Carnaval de 2019 fique ainda isenta deste imposto; pelo contrário, já a Páscoa poderia prever uma primeira fase de aplicação.

Resta saber como essa medida poderá concretizar-se, o que provavelmente acontecerá por etapas, estabelecendo acordos sucessivos com as diferentes categorias de empresas de transporte: companhias dos navios de cruzeiro, empresas ferroviárias etc. Será preciso organizar o sistema de cobrança de modo a não atingir os trabalhadores e os estudantes não residentes, além de outras categorias menos definidas (doentes que precisam de consulta, familiares que visitam doentes hospitalizados, familiares de residentes…).

As associações de moradores declararam-se satisfeitas com a introdução da taxa de entrada, que poderá travar o turismo de massa ou, no mínimo, gerar compensações que o tornem menos insustentável.

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: