TINTIM NO CONGO – a polémica sobre a banda desenhada de Hergé – por Manuel Simões

Pelas informações de que dispomos, o tribunal não deu razão a Mbutu Mondondo. Clique em baixo para ler sobre mais sobre este assunto. De qualquer maneira pensamos que o artigo de Manuel Simões continua a ser pertinente. Acrescentamos que outra aventura de Tintim também terá sido considerada como discriminatória, A Estrela Misteriosa, nas suas primeiras edições, esta contra os judeus. E que já foram feitos estudos sobre a misoginia que será detectável nas aventuras do famoso repórter criado por Hergé. Acrescente-se que estas observações não põem em causa o valor artístico dos álbuns.

Recordamos que, na semana que findou, se completaram 90 anos sobre o “nascimento” de Tintim, que apareceu à luz do dia, pela primeira vez,, a 10 de Fevereiro de 1929, em  Tintim no país dos sovietes”.

Cliquem nos links abaixo:

https://www.publico.pt/2012/02/14/culturaipsilon/noticia/tribunal-belga-decidiu-que-herge-nao-era-racista-e-tintin-no-congo-continuara-nas-livrarias-1533715

https://www.tsf.pt/cultura/interior/parabens-tintin-90-anos-de-aventuras-mas-tambem-polemicas-10414539.html

https://www.planocritico.com/critica-a-estrela-misteriosa/

 

A Viagem dos Argonautas

Assinalando a passagem do 105º aniversário de Hergé (1907-1983), publicamos o texto de Manuel Simões que editámos já em 24 de Outubro de 2011

É de alguns dias a notícia de que está a decorrer no Tribunal de Bruxelas um processo desencadeado por um cidadão congolês, Bienvenu Mbutu Mondondo, o qual reclama a proibição de reedição da banda desenhada “Tintin no Congo” sem que a nova edição contenha uma nota explicativa sobre o contexto histórico que terá determinado o seu conteúdo racista.

O queixoso considera que esta obra de Hergé (1907-1983) faz a apologia da colonização e representa um insulto para a população negra, pelo que pede à justiça belga que o álbum, sem explicação prévia, seja retirado da circulação. O seu objectivo é que “a obra não chegue às crianças sem a supervisão de um adulto”, requerendo assim a inclusão de uma mensagem de advertência e a proibição de…

View original post mais 391 palavras

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: