CTA – 36.º FESTIVAL DE ALMADA – TRÊS ESTREIAS PORTUGUESAS: ALMADA, LISBOA e CASCAIS – SEXTA-FEIRA, 5 de JUNHO

 

Cláudio da Silva em Se isto é um homem, de Primo Levi, com encenação de Rogério de Carvalho

DIA 5

Três estreias portuguesas: Almada, Lisboa e Cascais

O segundo dia do 36º Festival de Almada é marcado por três espectáculos em estreias portuguesas: O sonho, de August Strindberg, com encenação de Carlos Avilez, às 21h, no Teatro Mirita Casimiro, em Cascais; As três sozinhas, uma criação de Anabela Almeida, Cláudia Gaiolas e Sílvia Filipe, na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, às 21h30; e também às 21h30, na Sala Experimental do TMJB, o espectáculo que a Companhia de Teatro de Almada estreia este ano no Festival: Se isto é um homem, de Primo Levi, com encenação de Rogério de Carvalho e interpretação de Cláudio da Silva. (Este espectáculo está integrado num ciclo que o Festival de Almada dedica às comemorações do centenário do nascimento de Primo Levi, que inclui um documentário no Instituto Italiano de Cultura, no dia 9 e um Encontro da Cerca, no dia 13.)

É também no dia 5 que são inaugurados os Colóquios na Esplanada, em parceria com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro: às 18h, na Esplanada da Escola D. António da Costa, a crítica Sttat Miller estará à conversa com Ricardo Aibéo, o encenador do espectáculo da noite anterior: A boda, de Bertolt Brecht.

Neste dia ainda pode ver, às 19h30, na Incrível Almadense, Provisional Figures, com conceito, dramaturgia e encenação de Marco Martins a partir da ideia original de Renzo Barsotti; jantar no Restaurante da Esplanada, com música dos Deejay Booster, às 20h; e para terminar a noite, na Praça S. João Batista, em Almada, às 22h, o espectáculo de rua com entrada livre, La Partida, com textos de Eduardo Galeano e com coreografia e encenação de Vero Cendoya.

Testemunho de um sobrevivente do Holocausto, expôs, à saída da máquina concentracionária de extermínio nazi, com a secura de quem se limitou a descrever a humanidade no seu pior, o horror inexcedível das relações de poder entre vítimas. Dedicado aos carrascos que foram todos os que, pelo silêncio cobarde e pela indiferença dormente, compactuaram com o genocídio de seis milhões de judeus, o texto põe à consideração destes se «quem sem cabelos e sem nome», nem já «força para recordar» é um homem ou uma mulher. Depois de o actor inglês Antony Sher e de o dramaturgista sueco Lars Norén o terem feito nos seus países, trata-se da primeira adaptação portuguesa deste texto – e a sua estreia absoluta em Portugal, no ano em que se assinala o centenário do nascimento de Primo Levi (1919-1987).

Rogério de Carvalho (n. 1936) é alguém cujos modos de pensar a encenação teatral e o lugar do texto no teatro não páram de se reinventar. Vindo de Angola nos anos de 1950, encontrou no teatro um refúgio durante o Estado Novo, e o teatro encontrou nele um pedagogo, cujo trabalho, de grande sensibilidade e contenção, inovou as práticas teatrais em Portugal. Distinguido pela crítica (com Tio Vânia, em 1980) e pelo Ministério da Cultura (Prémio Almada, 2001), assinou já para a Companhia de Teatro de Almada encenações de textos de Molière, Strindberg, Racine, Pinter, Tchecov, Barker, O’Neill, entre outros.

 

SE ISTO É UM HOMEM

de Primo Levi | Dramaturgia e encenação de Rogério de Carvalho

TRADUÇÃO: Simonetta Neto

INTERPRETAÇÃO: Cláudio da Silva

CENOGRAFIA: Manuel Graça Dias e Egas José Vieira

VOZ-OFF: Blanca Portillo

DESENHO DE LUZ: Guilherme Frazão

SOM: Miguel Laureano

EXECUÇÃO DE PINTURA DE CENA: Diogo Costa

 
Companhia de Teatro de Almada (Almada, Portugal)
Apoio: Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

LÍNGUA: Português

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | SALA EXPERIMENTAL | M/12

05, 09, 11, 15 e 17 JUL | 21H30

06 JUL | 16H

08, 10, 12, 16 e 18 JUL | 18H30

PREÇO: 10€

INFORMAÇÕES: +351 212 739 360 ou em www.ctalmada.pt

 

 

Miguel Martins

Comunicação

 +351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: