CTA – 36.º FESTIVAL DE ALMADA – FLAMENCO A RIR, no PALCO GRANDE, ESCOLA D. ANTÓNIO DA COSTA, Avenida PROFESSOR EGAS MONIZ, em ALMADA – SÁBADO, 6 de JULHO, às 22 horas

Fran Espinosa e Patrice Thibaud em Franito, pelo Théâtre de Nîmes

 

DIA 6

Flamenco a rir, no Palco Grande

No sábado, dia 6, a grande actriz Viviane de Muynck vai estar em Lisboa, na Sala Garret do Teatro Nacional D. Maria II, às 19h, para a primeira apresentação de Guerra e Terebintina, de Stefan Hertmans com adaptação e encenação de Jan Lauwers, pela companhia belga Needcompany. No mesmo teatro, mas na Sala Estúdio, às 19h30, continua em cena As três sozinhas. O 36º Festival de Almada abre as portas às 16h, na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, para ver o espectáculo da CTA, Se isto é um homem. Na Incrível Almadense, às 18h30, continua em cena Provisional Figures, com encenação de Marco Martins. No Palco da Esplanada, às 20h30, vão estar Sons do Médio Oriente, com entrada livre. Em Cascais, no Teatro Mirita Casimiro, às 21h, continua em exibição O sonho, com encenação do homenageado do Festival deste ano, Carlos Avilez.

Para fechar a noite a rir, o Palco Grande da Escola D. António da Costa, às 22h, apresenta Franito, pelo Théâtre de Nîmes, com encenação de Patrice Thibaut e Jean-Marc Bihour e com o bailaor Fran Espinosa.

Eis uma revisitação brilhante do flamenco que é também uma homenagem à arte andaluz de casar com salero, guitarras e palmas a música, a voz e a dança. Três homens (um actor, um bailador e um músico) demonstram em palco, com muito poucas palavras, a que ponto o teatro pode sê-lo inteiramente sem um texto para ser dito. Espectáculo burlesco, assente no mimodrama e no sapateado e cante à moda de Espanha, Franito é também terno e tocante, conseguindo a proeza de ser belo e cómico sem cair na caricatura. Em cena, Franito e a sua mãe compõem um retrato mordaz da sociedade matriarcal de matriz cultural latina.

Patrice Thibaud (Bordéus, 1964) é desde os anos de 1990 um nome maior da cena teatral francesa, com presença assídua também no cinema e na televisão. Versátil, trabalhou diferentes géneros teatrais, da pantomima à ópera. Depois de Cocorico (2008) e de Jungles (2011), que criou para o Théâtre National de Chaillot (Paris), tornou-se artista associado da Comète – Scène nationale de Châlons-en-Champagne, tendo criado Bobine de singes e Fair Play (ambos em 2 012). 

Fran Espinosa (n. Córdoba, 1981) começou a dançar aos quatro anos, tendo sido aluno dos mais importantes bailadores de flamenco contemporâneos. O seu enorme talento foi já distinguido inúmeras vezes com os mais prestigiados prémios de flamenco. Em 2004 criou a Flamenqueria, título de um espectáculo e da sua própria companhia.

.

FRANITO

Encenação de Patrice Thibaud e Jean-Marc Bihou

CONCEPÇÃO: Patrice Thibaud

COREOGRAFIA: Fran Espinosa

MÚSICA ORIGINAL E GUITARRA: Cédric Diot

INTERPRETAÇÃO: Patrice Thibaud e Fran Espinosa

DANÇA E CANTE FLAMENCO: Fran Espinosa

DESENHO DE LUZ: Alain Paradis

FIGURINOS: Nathalie Coutaud

COMUNICAÇÃO: Fatiha Schlicht

PRODUÇÃO: Dominique Grimonprez

 
THÉÂTRE DE NÎMES (Nimes, França)
Apoio à reposição: Théâtre National de Chaillot

ESCOLA D. ANTÓNIO DA COSTA | PALCO GRANDE | PARA TODAS AS IDADES

06 JUL | SÁB | 22H

PREÇO: 15€

INFORMAÇÕES: +351 212 739 360 ou em www.ctalmada.pt

 

Miguel Martins

Comunicação

 +351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

Leave a Reply