CTA – 36.º FESTIVAL DE ALMADA – DIA 13: ENCONTROS DA CERCA: (AS PALAVRAS E O MUNDO NA HERANÇA DE PRIMO LEVI)

Casa da Cerca – Centro de Arte contemporânea
 

 

DIA 13

 

Encontros da Cerca:

(As palavras e o Mundo na herança de Primo Levi)

 

No sábado, dia 13 de Julho, o Festival de Almada começa cedo, às 10h, na Casa da Cerca – Centro de Arte contemporânea, para o primeiro Encontro da Cerca deste ano: As palavras e o Mundo na herança do Primo Levi. Os Encontros da Cerca, (uma tradição do Festival de Almada cuja primeira edição remonta ao distante ano de 1994), são sempre um momento muito esperado pelo público do Festival. Este ano, o primeiro Encontro da Cerca está integrado nas comemorações do centenário do nascimento do escritor italiano Primo Levi, e conta com o apoio do Instituto Italiano de Cultura, do Centro Internazionale di Studio Primo Levi e a com a colaboração da Associação Memoshoá. Os Encontros da Cerca são de entrada livre.

Depois, às 16h, no Teatro-Estúdio António Assunção, pode ver que boa ideia virmos para as montanhas, com texto e encenação de Guilherme Gomes, pelo Teatro da Cidade; às 18h, Colóquio na Esplanada da Escola D. António da Costa com António Pires interpelado pela crítica Joana Pajuelo; As três sozinhas continuam em cena no TNDMII, pode ver às 19h30; às 20h, Música na Esplanada com Deejay Booster; às 21h, no CCB, última oportunidade para ver Isabelle Huppert, em Mary disse o que disse; à mesma hora mas em Cascais, no Teatro Municipal Mirita Casimiro, pode ver O Sonho; e por último, às 21h30, no TMJB, Estação seca, com encenação e dramaturgia de Phia Ménard e Jean-Luc Beaujault, pela Compagnie Non Nova.

 

As palavras e o mundo na herança de Primo Levi

Participantes: António Martins, Esther Mucznik, Giovanni Tesio, Martina Mengoni, Ricardo Presumido e Rogério de Carvalho

Integrado no Ciclo Primo Levi, que organizamos no ano da comemoração do centenário do nascimento do escritor italiano e integra a estreia absoluta em Portugal da primeira adaptação portuguesa para teatro da obra homónima Se isto é um homem (com encenação de Rogério de Carvalho, cenários e figurinos de Manuel Graça Dias e Egas José Vieira), este Encontro da Cerca recebe um conjunto de eminentes individualidades, portuguesas e estrangeiras, cuja vida e/ou trabalho tem tido por tema central a memória do Holocausto. O Encontro conta com a colaboração da Memoshoá (Associação Memória e Ensino do Holocausto) e o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e do Centro Internazionale di studi Primo Levi.


PROGRAMA

• Sessão de abertura pelos representantes da Casa da Cerca, Companhia de Teatro de Almada, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e Memoshoa
• Intervenção de Giovanni Tesio
• A dimensão e a influência do trabalho de Primo Levi por Esther Mucznik
• Intervenção de Martina Mengoni
• Escrever sobre o Holocausto: escritores e memórias por António Martins
• A memória do Holocausto na cultura europeia por Ricardo Presumido
• Intervenção de Rogério de Carvalho


PARTICIPANTES: António Martins, professor do ensino secundário e especialista no Holocausto. Esther Mucznik, vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa e especialista em História e cultura judaica. Giovanni Tesio, estudioso que conheceu directamente Primo Levi e é autor de diversas publicações sobre a sua obra. Martina Mengoni, filóloga e especialista em literatura italiana do século XX e na obra de Primo Levi. Ricardo Presumido, historiador da Universidade de Lisboa. Rogério de Carvalho, encenador e responsável pela dramaturgia de Se isto é um homem.

ALMADA | CASA DA CERCA – CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA |

13 JUL | SÁB | 10H

PREÇO: ENTRADA LIVRE

INFORMAÇÕES: +351 212 739 360 ou em www.ctalmada.pt

 

 

Miguel Martins

Comunicação

 

 +351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: