A BARRACA – HÉLDER MATEUS DA COSTA FAZ-NOS O BALANÇO do ENCONTRO IMAGINÁRIO de 20 de JANEIRO de 2020, com SUN-YAT-SEN, JAMES MONROE e JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA

Fotografia de Carlos Martins

 

Balanço EI  197 -143

Desta vez foi um texto relacionado com a actual “turbulência” da política mundial. Ameaças bélicas, assassinatos de responsáveis militares pela cobardia dos drones apresentados como boas acções purificadoras e exemplares…e alterações climáticas, nervosismos incontrolados, criminalidade bárbara…o Juízo final?

Talvez irmos a personagens que nos expliquem o que se tem passado. Sun Yat-sen estadista, primeiro presidente Republicano da China, depois de lutas e ataques do imperialismo Britânico, do ópio usado como arma de guerra e de enfraquecimento económico.Invasões do Japão, derrotas e sofrimento finalmente derrotados com a vitória do exercito vermelho de Mao Tse toung. NO outro extremo do planisfério, James Monroe aplicava a doutrina com o seu nome invadindo e ocupando México e América Latina. Até aos dias de hoje, o imperialismo mais selvagem e desumano. E chamamos um herói luso-brasileiro, José Bonifácio de Andrada, o pai da independência do Brasil demonstrando o direito dos povos serem livres e independentes.

Foi uma óptima lição de História e dos comportamentos humanos. Brilhantemente interpretados por Jacinto Furtado, Jorge Carvalho e Caio Quinderé.

 

Segue –se um Encontro muito especial porque mete FESTA RIJA,

Comemoramos o 9º  ANIVERSÁRIO do ENCONTROS IMAGINÁRIOS.

Onde faremos a tal FOTO de FAMÍLIA que será inserida no LIVRO 2020

10 Fevereiro

 

Damião de Góis – José Romano, arquitecto

Marilyn Monroe – Teresa Mello Sampayo – actriz

Mussolini – Matos Gomes – militar de Abril e escritor

RESERVAS . por este mail ou 213965360

Leave a Reply