TEATRO A BARRACA – HÉLDER MATEUS DA COSTA – ENCONTRO IMAGINÁRIO, AMANHÃ, SEGUNDA-FEIRA, 10 de FEVEREIRO, às 21.30 – MARYLIN MONROE, MUSSOLINI e DAMIÃO DE GÓIS + A TORRE DE BABEL – QUINTA a SÁBADO, às 21.30 – DOMINGOS, às 17 horas

 

35. NEWSLETTER FEVEREIRO 2020                                                                               WWW.ABARRACA.COM

 

O habitual debate entre personagens marcantes da HISTÓRIA UNIVERSAL



com a PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL


 

Em dia de aniversário… e nas palavras de Hélder Mateus da Costa (autor destes Encontros Imaginários) “é nessa noite que faremos a tradicional foto de família,com participantes/actores dos 198 Encontros já realizados e amigos e companheiros que nos têm ajudado nesta verdadeira epopeia cultural. Não faltem, participem e tragam amigos”.

BENITO MUSSOLINI (1883 -1945)
Politico e jornalista Italiano, foi o “duce” do fascismo.
Em jovem foi socialista revolucionário e chegou a director do “ Avanti”, órgão oficial do partido socialista.
Com a 1ª Grande Guerra começou a sua transformação ideológica apoiado por D’Annunzio, criando os “fascio”, grupos de combate financiados pelos terratenentes do Sul e pela alta burguesia industrial da Lombardia.
Aliado de Hitler durante a 2ª Grande Guerra foi preso e fuzilado pela Resistência Italiana na aldeia de Dongo, perto do lago de Como. Interpreta Matos Gomes, escritor e militar de Abril.


MARILYN MONROE (1926 – 1962)
Marilyn Monroe é um verdadeiro mito.
Em meia dúzia de anos ganhou o mundo e fez-se a si própria, repudiando o comercialismo gratuito de Hollywood e lutando pelo seu aperfeiçoamento profissional e intelectual.
Estudou com Charles Laughton e Strasberg e trabalhou com Billy Wilder e Lawrence Olivier, assinalando a história do cinema com papéis inesquecíveis.
De vida privada tumultuosa, teve dois casamentos falhados com DiMaggio, herói do baseball, e com Arthur Miller, célebre escritor e dramaturgo.
Colocou-se ao lado de Miller na época do McCarthismo, não cedendo às chantagens de Reagan e Nixon, na altura respectivamente presidente e advogado do sindicato dos actores.
Foi encontrada morta no dia 5 de Agosto de 1962 e poucas mortes terão merecido tanta especulação. Ficou para sempre um ícone imperecível dos anos 60, época de utopias e transformações Universais. Interpretação da actriz Teresa Mello Sampayo



DAMIÃO DE GÓIS (1502 – 1574)
Fidalgo de Alenquer, dirigiu a feitoria de Flandres, foi aluno de Erasmo e da Universidade de Pádua e reitor da Universidade de Lovaina, onde foi preso durante um ano pelos invasores Franceses.
No regresso a Portugal foi professor do príncipe herdeiro, filho de D. João III, e mais tarde responsável pela Torre do Tombo.
Entre outras obras escreve a Crónica de D. Manuel, o que o levará a cair nas garras da Inquisição, sendo condenado a reclusão no mosteiro de Alcobaça, e posteriormente assassinado numa estalagem durante a noite. Considerado um dos músicos mais importantes do seu tempo, foi pintado por Duhrer e trouxe para Portugal “ As tentações de S. Antão” de Bosh, sinais claros da sua íntima ligação aos movimentos culturais da sua época. Interpretação do arquitecto José Romano



Informações e reservas:
bilheteira@abarraca.com | barraca@mail.telepac.pt | Telefone: 213 965 360 | 213 965 275 | 913 341 683 | 968 792 495

 

CONTINUA EM CENA…



A TORRE DE BABEL, de Hélder Mateus da Costa

com Maria do Céu Guerra

Adérito Lopes, João Maria Pinto, Patrícia Bruheim, Patrícia Frazão, Rita Soares, Ruben Garcia, Samuel Moura, Sérgio Moras, Sónia Barradas, Teresa Mello Sampayo


Não perca esta comédia sobre as desgraças do mundo!

 

Informações e reservas:
bilheteira@abarraca.com | barraca@mail.telepac.pt | Telefone: 213 965 360 | 213 965 275 | 913 341 683 | 968 792 495

 

CONTACTOS:

 

Morada

Barraca
Largo de Santos, nº2
1200-808 Lisboa

Telefone / Fax

Tm. 913341683, 968792495 
T.213965360, 213965275 (10h00 às 18h00)
F. 213955845

E-Mail

producao@abarraca.com
bilheteira@abarraca.com
barraca@mail.telepac.pt

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: