CTA – DANÇA E NOVO CIRCO no TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE – HOJE, SÁBADO, 3 de OUTUBRO, às 21 horas – em ALMADA

Dans les plis du paysage, pelo Collectif Petit Travers, de Lyon, com direcção de Julien Clément e Nicolas Mathis

 

 

 

 

Dança e Novo Circo no TMJB

 

O Collectif Petit Travers, de Lyon, França, apresenta, dia 3 de Outubro, às 21h, no Teatro Municipal Joaquim Benite: Dans les plis du paysage, uma criação colectiva organizada e conduzida por Julien clément e Nicolas Mathis. Um espectáculo que mistura dança, música ao vivo, e o novo circo, e que convoca o público para uma viagem perceptiva.

 

Com actividade iniciada em 2003, o colectivo Petit Travers tem cortado amarras com as mais comuns catalogações e, através de processos de criação artística que estão na antítese dos gestos performativos considerados convencionais em matéria de malabarismo – muitas vezes assentes numa busca gratuita pela espectacularidade –, o grupo tem percorrido um território muito próprio e cada vez mais amplo. Cada elemento deste colectivo de artistas é portador de um conhecimento particular que é posto ao serviço de um permanente diálogo com as linguagens do novo circo, entre as quais brilham intensamente a dança e a música. Cada um se especializa para seguidamente se abrir às práticas dos outros. É através desta pluralidade de vozes e saberes que constroem objectos performativos inovadores.

Povoando as iniciais experiências solitárias de cada um, cada saber penetra o território do outro, construindo espectáculos vivos capazes de se reinventarem a cada apresentação. Dans les plis du paysage, uma criação de 2016, para a 17.ª Bienal de Dança de Lyon (França), constitui um feliz resultado dessa procura poética pelo jogo e pelo acaso dos encontros entre artistas que partilham entre si afinidades electivas. Estruturando-se a partir de um dispositivo narrativo onírico, assente numa composição de cena trabalhada até ao mais ínfimo pormenor, o espectáculo convida o público a atravessar com os intérpretes paisagens de grande singularidade, simbolismo e beleza pictórica. «O espaço desdobra-se, abre vazios, esconde personagens, mexe-se, lança coisas. Convocamos o público para uma viagem perceptiva.»

Dans les plis du paysage (Sala Principal do TMJB, dia 3 de Outubro, às 21h) 1h | M/6

Criação colectiva organizada e conduzida por Julien clément e Nicolas Mathis

Interpretação Clément Plantevin, Julien Clément, Juliette huLot, Marie Papon, Martin Barré, Nicolas Mathis, Rémi Darbois
Olhar exterior Mary Chebbah
Bateria Pierre Pollet
Concepção e exec. cenográficas Olivier Filipucci  e Thibault Thelleire
Desenho e operação de luz Alix Veillon
Figurinos Emilie Piat
Direcção técnica Olivier Filipucci e Thibault Thelleire
Direcção de produção David Michelis
Produção executiva Marie Maubert

(Collectif Petit Travers, de Lyon)

 

Todas as informações em ctalmada.pt

 

 

Miguel Martins

Comunicação

 

 

+351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94

imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

 

 

 

 

 

Leave a Reply