CTA – ESTREIA da comédia de FERENC MOLNÁR “PRELÚDIO AO REI LEAR” – HOJE, 13 de NOVEMBRO, às 21 horas, no TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE, em ALMADA

 

Rui Mendes em Prelúdio ao Rei Lear, de Ferenc Molnár, com encenação de Rodrigo Francisco, em estreia da CTA

 

CTA estreia comédia de Ferenc Molnár

 

Rui Mendes protagoniza a próxima criação da Companhia de Teatro de Almada, Prelúdio ao Rei Lear, do húngaro Ferenc Molnár. Rodrigo Francisco encena esta comédia cuja trama decorre uma hora antes da estreia de Rei Lear. A cenografia é de Jean-Guy Lecat, e no elenco estão também os actores André Albuquerque, André Gomes, Érica Rodrigues, Ivo Marçal, João Farraia, João Gadelha, João Tempera e Pedro Walter. 

O espectáculo estreia dia 13 de Novembro e ficará em cena até dia 6 de Dezembro, ter a sex às 21h00, a partir do dia 23, ter a sáb às 21h00, dom às 16h00.

Duração aprox.: 1h | M/12

Prelúdio ao Rei Lear será acompanhado pelas habituais Conversas com o público, aos sábados, às 18h, no foyer do TMJB, que vão decorrer nos dias  14, 21, 28 de Novembro e 5 de Dezembro, com a moderação de Teresa Albuquerque.

 

Escrita por William Shakespeare entre 1605 e 1606, a peça Rei Lear é a obra teatral que serve de pano de fundo a este texto de Ferenc Molnár (1878-1952) – jornalista, novelista e prolífico dramaturgo, um dos expoentes da literatura húngara da primeira metade do século XX. Conhecido já do público do Festival de Almada, em cuja edição de 2017 foi programada a sua peça mais afamada, Liliom ou a vida e a morte de um vagabundo, o teatro de Molnár regressa em 2020 ao grande palco de teatro de Almada com um dos seus textos menos conhecidos: a comédia sardónica em um acto Prelúdio ao Rei Lear, escrita em 1921, numa encenação assinada pelo director artístico da Companhia de Teatro de Almada, Rodrigo Francisco. Integrando um conjunto de três pequenas peças zombeteiras sobre os bastidores do teatro, Prelúdio ao Rei Lear tem uma trama que põe o teatro dentro do teatro.

Estamos a poucas horas da abertura do pano. Constantino Brandão – a figura principal da companhia de teatro e protagonista do Rei Lear que está em cena – irrompe desesperado palco adentro: é perseguido por um marido ciumento, que o apanhou em flagrante delito com a sua esposa, e que chega pouco depois munido de uma pistola, disposto a acabar com a raça do cabotino usurpador. Este marido traído é professor de literatura na universidade e, por sinal, especialista em Shakespeare, cujos versos Brandão declama como ninguém: circunstância que será, de resto, fulcral para o desenlace da peça.

Prelúdio ao Rei Lear (Sala Principal, de 13 de Novembro a 6 de Dezembro, de quarta a sábado, às 21h, e domingos, às 16h.) M/12

 

Texto de Ferenc Molnár

Encenação de Rodrigo Francisco

Intérpretes André Gomes, André Albuquerque, Érica Rodrigues, Ivo Marçal, João Farraia, João Gadelha, João Tempera, Pedro Walter e Rui Mendes
Tradução  Manuela Nunes
Cenografia Jean-Guy Lecat
Figurinos Ana Paula Rocha
Luz Guilherme Frazão

 

Companhia de Teatro de Almada

 

Com o apoio

Todas as informações em ctalmada.pt

 

Miguel Martins

Comunicação

 

+351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94

imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

Leave a Reply