MPPM – NOTÍCIAS DA PALESTINA – JANEIRO 2021

 

 

NOTÍCIAS DA PALESTINA

Janeiro 2021

 

Intervenção

 

É tempo de respeitar os direitos inalienáveis do povo palestino!
O ano que findou testemunhou uma tentativa criminosa de apagamento da questão palestina, enquanto se intensificaram os actos bélicos e os atentados aos direitos, à propriedade e à vida dos palestinos. O ano que começa tem de ser um ano de viragem em que os governos cumpram a vontade dos seus povos e concretizem o respeito pelos direitos inalienáveis do povo palestino.
https://www.mppm-palestina.org/content/e-tempo-de-respeitar-os-direitos-inalienaveis-do-povo-palestino
[09.01.2021]

 

Análise

 

«Somos o maior grupo de direitos humanos de Israel – e chamamos a isto apartheid», por Hagai El-Ad
Num artigo publicado no The Guardian o director executivo da organização israelita de direitos humanos B’Tselem denuncia o regime de apartheid que Israel implantou na Palestina histórica, refere o que Israel aprendeu com o fim do apartheid na África do Sul e descreve os instrumentos de que serve para promover e perpetuar a supremacia dos judeus sobre os palestinos.
https://www.mppm-palestina.org/content/somos-o-maior-grupo-de-direitos-humanos-de-israel-e-chamamos-isto-apartheid-por-hagai-el-ad
[12.01.2021]

«Joe Biden deve acabar com o fingimento dos EUA sobre as armas nucleares “secretas” de Israel», por Desmond Tutu
Neste artigo, publicado no “The Guardian”, Desmond Tutu, prémio Nobel da Paz e antigo arcebispo da Cidade do Cabo, revela o entendimento secreto entre presidentes e políticos norte-americanos para fingir ignorar que Israel possui um arsenal nuclear e insta o presidente eleito Joe Biden a assumir a realidade e aplicar as leis dos EUA sobre sanções a países proliferadores nucleares
https://www.mppm-palestina.org/content/joe-biden-deve-acabar-com-o-fingimento-dos-eua-sobre-armas-nucleares-secretas-de-israel-por
[05.01.2021]

 

Notícias

 

A UE apela a Israel para a libertação imediata do menor palestino Amal Nakhleh
Há 12 anos Israel lançou a mortífera operação «Chumbo Fundido» contra a Faixa de Gaza. Ontem, estilhaços de mísseis israelitas atingiram um hospital pediátrico em Gaza. Hoje, o exército de ocupação atacou um centro hospitalar em Ramala. Uma violência que se repete com toda a impunidade.
https://www.mppm-palestina.org/content/ue-apela-israel-para-libertacao-imediata-do-menor-palestino-amal-nakhleh
[29.01.2021]

Terrorismo dos colonos israelitas não poupa crianças
Os ataques terroristas de colonos israelitas estão numa escalada desenfreada, nem sequer poupando crianças. Agressões a pastores e agricultores, ataques a veículos e habitações, destruição de culturas e olivais e até rapto de crianças, de tudo se servem os colonos para intimidar os palestinos, seguros de contar com quase total impunidade.
https://www.mppm-palestina.org/content/terrorismo-dos-colonos-israelitas-nao-poupa-criancas
[24.01.2021]

Palestina vai ter eleições em 2021
Culminando reuniões entre facções e partidos palestinos, Mahmoud Abbas fixou as datas para as eleições legislativas, presidenciais e para o Conselho Nacional Palestino. É agora imperativo que sejam criadas condições para que as eleições se realizem sem quaisquer constrangimentos, mormente os decorrentes da ocupação israelita.
https://www.mppm-palestina.org/content/palestina-vai-ter-eleicoes-em-2021
[16.01.2021]

Israel ignora palestinos na prevenção da Covid 19
Israel é citado como um exemplo na implementação da vacinação Covid 19. Mas escamoteia-se o facto de os palestinos não fazerem parte do plano, embora os seus deveres como potência ocupante a isso obriguem. Pelo contrário, a responsabilidade de Israel na falta de prevenção e na propagação da pandemia na Palestina ocupada tem sido denunciada por organizações internacionais.
https://www.mppm-palestina.org/content/israel-ignora-palestinos-na-prevencao-da-covid-19
[06.01.2021]

 

Saber Mais

 

Para completar a informação sobre o que se passa na palestina e como se chegou à situação actual, o MPPM está a publicar uma série de vídeos a que chama «O Essencial sobre a Questão Palestina». Estão já editados três vídeos cujo visionamento vivamente recomendamos.

O Essencial sobre a Questão Palestina: Os Colonatos
Para melhor compreender o que são os colonatos israelitas, como evoluíram, que impacte têm na vida dos palestinos, qual a sua legalidade e como comprometem uma solução pacífica para a Palestina, o MPPM preparou este pequeno filme, o primeiro de uma série em que abordamos os aspectos essenciais da questão palestina.
https://youtu.be/7Z71cXH00Pk

O Essencial sobre a Questão Palestina: População e Território
Neste vídeo – o segundo da série «O Essencial sobre a Questão Palestina» ─ mostramos como, no último século e meio, se alterou dramaticamente a composição demográfica da Palestina e como o seu território foi alienado dos seus legítimos proprietários pela força das armas ou por conluio de potências estrangeiras.
https://youtu.be/VbtyoTrv0nU

O Essencial sobre a Questão Palestina: O Muro do Apartheid
Neste terceiro vídeo da série «O Essencial sobre a Questão Palestina», mostramos como o Muro é um instrumento de Israel para a colonização, apropriação de território e isolamento e marginalização de comunidades palestinas, e como ele afecta dramaticamente o trabalho, a vida familiar, a saúde, o bem-estar e a economia de homens, mulheres e jovens palestinos. Mostramos também como se desenvolve a resistência popular e fazemos referência a outros “muros” que oprimem o povo palestino.
https://youtu.be/W8cBuWCAP2o

 

MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente

Rua Silva Carvalho, 184 – 1º Dtº
1250-258 Lisboa
Portugal

E-mail: mppm.palestina@gmail.com

NIPC 508267030

NIB: 0035 0202 00036300630 16

Leave a Reply