SEIVA TRUPE – CASTRO GUEDES – DIA DO AUTOR PORTUGUÊS – HOJE, TERÇA-FEIRA, 25 de MAIO, ÀS 18 horas – na SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES, Avenida DUQUE DE LOULÉ, 31, LISBOA.

 

 

Senhores Jornalistas,

A SPAutores vai comemorar o Dia do Autor Português na próxima terça-feira, dia 25, às 18horas na sala Carlos Paredes, com uma cerimónia em que serão entregues prémios a vários autores e também as medalhas de honra referentes ao ano de 2021. Entre os agraciados está Jorge Castro Guedes, diretor artístico da Seiva Trupe.

Neste sentido, vimos solicitar a publicação da informação abaixo.

Obrigada

Seiva Trupe

 

CASTRO GUEDES DISTINGUIDO COM MEDALHA DE HONRA DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES

Castro Guedes pisou profissionalmente o palco pela primeira vez na Seiva Trupe em 1973, integrando o seu primeiro elenco. Com uma actividade teatral repartida pela encenação, dramaturgia, ensino e investigação regressou como Director Artístico à Seiva Trupe a convite em 2019 de Julio Cardoso, o seu antecessor durante 46 anos, desde a fundação da emblemática estrutura do Norte.

 

BREVES NOTAS BIOGRÁFICAS

Porto, 1954. Estudou: Direito (UL), Filosofia (FLUP); Mestre em Artes Cénicas (FCSH/UNL). Estagiário no Théâtre National de La Colline, Paris, Jorge Lavelli. Actor profissional, desde 1973; a partir de 1977, principalmente encenador. Mais de 100 encenações, direcção profissional de perto de 1.000 intérpretes, num total de 19 estruturas. Incursões esporádicas em Ópera e Cinema. Professor, a convite, em 1 Escola Superior e 2 Cursos Profissionais internacionais; e, em Portugal: 5 do Ensino Superior e 2 do Técnico-Profissional; autoria do Programa-Tipo de Dramaturgia (GETAP/ME). Autor e apresentador de 2 programas televisivos (113 episódios), responsável na RTP2 por Teatro e Seriados Dramáticos, 3 anos. Membro directivo de organismos culturais e participante em e/ou co-organizador de Encontros, Congressos, Seminários e Oficinas, em Portugal e Espanha. Traduções do francês, castelhano e galego; publicadas 24 peças de sua autoria e 1 ensaio sobre política teatral. Ainda redactor publicitário, jurado de concursos de textos de teatro. Entre jornais e revistas (nacionais e estrangeiras) cerca de 200 artigos publicados, em Portugal e Espanha. Desde 2019, director artístico da Seiva Trupe: TeatroVivo. Anteriormente do TEAR, TUP, Casino da Póvoa, Teatro do Noroeste, Dogma\12.

Leave a Reply