COLÓQUIO “SEARA NOVA”: DISCURSO PROGRAMÁTICO E INTELECTUALIDADE REPUBLICANA (1921-1979). ASSISTA ON-LINE

O Colóquio “Seara Nova”: Discurso programático e intelectualidade republicana (1921-1979), decorre nos dias 7 e 8 de junho de 2021, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.

Promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com a BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa e o HTC-História, Territórios e Comunidades / NOVA FCSH, a iniciativa integra as o programa comemorativo do centenário da criação da Seara Nova.

A revista Seara Nova, quinzenário de “doutrina e crítica”, desde o seu número inaugural, dado à estampa a 15 de outubro de 1921, afirmou-se como o órgão de propaganda de um “Grupo” de intelectuais republicanos de esquerda imbuídos de uma missão doutrinal política, cívica e cultural.

Com periodicidade variável, e algumas interrupções, a revista publicou-se até ao n.º 1598-1599 (dez.1978-jan.1979); após o que, de 1980 a 1984, se imprimiu apenas um número anual para manutenção do título. Para além deste órgão principal de intervenção de consecutivos intelectuais republicanos, os seareiros utilizaram outros meios doutrinários como a atividade editorial e a organização de ciclos de colóquios e conferências na defesa do ideário republicano, da democracia, da liberdade e do civismo.

A “voz seareira”, presente ao longo de cerca de 60 anos, expressou o pensamento de perseverantes gerações de intelectuais, interessados na reflexão crítica sobre as grandes questões da vida nacional, sem sectarismos ou dogmas ideológicos. Assim, Seara Nova constitui um testemunho imprescindível do percurso da intelectualidade republicana liberal e de esquerda no século XX.

Programa

07 de junho

10h00 | Abertura 

Maria Fernanda Rollo, Fundação Mário Soares e Maria Barroso e HTC-CFE/NOVA FCSH

Eunice Relvas, Hemeroteca Municipal de Lisboa e HTC-CFE/NOVA FCSH

Luís Andrade, Coordenador do Conselho Científico do Centenário da Seara Nova

10h30 | Sessão plenária

Moderação: Maria Fernanda Rollo

O espírito seareiro. Origem e consumação, Luís Andrade (CHAM/UNL (Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa), Seminário Livre da História das Ideias)

As «Fichas» de Mário Dionísio, António Pedro Pita (Universidade de Coimbra: Faculdade de Letras/Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX)

11h45 | Painel 1 – Discursos programáticos na revista Seara Nova

Moderação: Helena Gonçalves Pinto

Margarida Freire Oleiro, “A nossa vida é muito escrava”. Pensamentos e palavras de Maria Lamas na Seara Nova

Mariana Calado, Panorama musical português (1930-1933): uma avaliação da crítica musical

Jorge Fonseca de Almeida, A Seara Nova face ao colonialismo: os primeiros 5 anos

08 de junho

09h30 | Painel 2 – Intelectuais do corpo diretivo e colaboradores

Moderação: Teresa Nunes

Elisabete Bárbara, Seara Nova e o discurso sobre a Educação de António Sérgio 

Ignacio García-Pereda & Sara Cosme e Silva, Mário de Azevedo Gomes: conteúdos agrários e florestais na revista Seara Nova

Filipe José de Oliveira Marques Cortesão, Jaime Cortesão: o pensamento político-social e intervenção cívica (da Renascença Portuguesa à Seara Nova)

Álvaro Costa de Matos, A Seara Nova e a renovação da historiografia portuguesa em meados do século XX: o caso do colaborador Jorge Borges de Macedo (1921-1996)

11h00 | Painel 3 – Seara Nova, na oposição à ditadura e na revolução

Moderação: Tiago Brandão

José Miguel Raimundo Noras, José Relvas um «amigo discreto» da Seara Nova

Pedro Martins e Pedro Goulart, Crianças, escolaridade e trabalho em Portugal: perspetivas na revista Seara Nova e no jornal Avante! (1926-1974)

Pedro Marques Gomes, “Presente no processo político como sempre o esteve”: A Seara Nova e o 25 de Abril de 1974

12h15 | Painel 4 – Seara Nova, testemunhos e memórias

Moderação: Eunice Relvas

Raúl António Proença de Marcelino Mesquita, Raul Proença e a Seara Nova

A.S. Curvelo-Garcia, A Censura da Ditadura de Salazar e a “Seara Nova”


Assistir:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86205591962#success

Leave a Reply