SEIVA TRUPE – CASTRO GUEDES + “MINERVA, MINERVA, QUEM ÉS TU?” + “ÉRAMOS TODAS AZUCENAS” + “QUERIDO LUÍS”

CASTRO GUEDES DISTINGUIDO COM MEDALHA DE HONRA DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES


Castro Guedes pisou profissionalmente o palco pela primeira vez na Seiva Trupe em 1973, integrando o seu primeiro elenco. Com uma actividade teatral repartida pela encenação, dramaturgia, ensino e investigação regressou como Director Artístico à Seiva Trupe a convite em 2019 de Júlio Cardoso, o seu antecessor durante 46 anos, desde a fundação da emblemática estrutura do Norte.

 

A Seiva Trupe está de regresso aos palcos. E de que maneira! Enquanto ensaia “ÉRAMOS TODAS AZUCENAS, Ode a las heroicas madres de la plaza de mayo”*, apresenta-se esta quarta-feira na Casa Comum com “MINERVA, MINERVA, QUEM ÉS TU?” e logo no Sábado seguinte, no Marco de Canavezes, com “DANIEL.NOME.DE.POETA”.

Chamados a ‘fazer o pino’, passando a encenar as situações, os espectadores que vão estar na Casa Comum, Universidade do Porto, a 9 de Junho, assumem o papel de ‘detectives’ para descobrir quem é, afinal, Minerva, essa deusa que aparece no timbre de várias universidades. Sob a batuta cénica de Sandra Salomé, fala também o violino de Alice Abreu à escolha de situações e música à disposição em ‘menu performativo. Com uma vez mais a marca Seiva Trupe.

A entrada é livre mas requer inscrição através do link:

https://uportofest_encenacoes.eventbrite.pt

Uma Mulher, na casa dos 40, entra em cena. É suposto ver dirigir-se ao público num libelo acusatório contra os crimes da ditadura argentina. Perdida por entre a dor de mãe que desconhece o paradeiro do filho, os sonhos de juventude e a alegria da infância, evoca os acontecimentos com repulsa e uma paixão por Buenos Aires e os seus mitos. O palco torna-se barra de Tribunal, Escola, Parlamento, local de conferência de imprensa, mas sobretudo os barrios porteños.

Bilheteira

: https://ticketline.sapo.pt/…/eramos-todas-azucenas-55120

Entretanto, no seguimento de uma política de proximidade com a Porta 27, aproveita para, dar a conhecer o espectáculo “Querido Luís””, que vai ter lugar no Teatro Sá da Bandeira, no Estúdio Latino.

“Tic-tac, Tic-tac.
Tá escuro, as cortinas abrem e eis que no meio do palco está o Luís. O poeta obviamente.
Sobre as tábuas escuras: adereços, figurinos, caixas e tudo aquilo que nos permite ser mais audazes. Eis que surge outra pessoa: O Zé. Ninguém o conhece, ninguém o convidou e muito menos pagaria ingresso para ir ver o espetáculo. O tempo passa. O público é convidado a sair. Tic-tac, Tic-tac.”

Reservas: 935 097 619

Bilhetes: https://ticketline.sapo.pt/evento/querido-luis-54087

Brevemente mais notícias.

 

Facebook

 

Website

 

Email

48 Anos de Seiva e Fruto, sempre pela inteligência criativa ao serviço da cultura

 

Entidade apoiada

 

 

Leave a Reply