O CCIF/UMAR FAZ 10 ANOS!!!

 

O CCIF/UMAR FAZ 10 ANOS!!!

por Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR)

 

O nosso Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR) fez a 29 de Setembro, 10 anos de existência!

Foi um sonho de longa data da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta que se concretizou nesse dia, em que concretizámos este desejo de oferecer à região de Lisboa (e país) uma contínua oferta cultural, académica e educativa feminista a quem dela quisesse usufruir. Somos o primeiro centro cultural feminista do país!

Centenas de actividades depois, aqui estamos, com um centro feminista simultaneamente aberto ao mundo e em ligação com comunidades locais.

Foram 10 anos repletos de dinamismo, com uma programação cultural diversa e única! Foram centenas as actividades realizadas, cruzando vários públicos e temáticas, sempre numa perspectiva de género/feminista. Foram também centenas, as/es convidadas/es, da cultura, academia e/ou activismo que aqui partilharam o seu conhecimento e experiências, numa troca em horizontalidade sempre enriquecedora.

Trouxemos debates emergentes sobre os feminismos, lançamentos de livros, tertúlias, conferências, cursos livres, ciclos de cinema, cine-debates, teatro, concertos, performances, festivais, workshops artísticos, clubes de leitura feminista, feiras do livro e de zines, etc.

Oferecemos à comunidade o acesso livre e apoio à consulta do nosso espólio do Centro de Documentação e Arquivo Feminista Elina Guimarães.

Foi aqui que nasceu a Universidade Feminista e onde algumas formações certificadas da UMAR, através do ForUMAR, se concretizaram.

Recebemos exposições, organizámos convívios de mulheres, solidarizámo-nos em cedências de espaço para colectivos e associações sem sede ou para acolher pessoas em situação vulnerável na noite de Natal. Integrámos o roteiro de vários festivais feministas e/ou queer. Recebemos visitas institucionais e visitas de estudo, de grupos oriundos de países dos 5 continentes!

Paralelamente a estas iniciativas e projectos, desenvolvemos um trabalho contínuo de intervenção cultural, social e educativa na área da Grande Lisboa, respondendo e participando também noutras iniciativas além portas, sobretudo na Europa.

CCIF/UMAR, um centro feminista de cultura e intervenção para todas/es, quer local quer global.

Obrigada a todas/es que por aqui passaram e que continuam connosco neste longo caminho para uma sociedade mais livre, justa e igualitária.

Não há futuro sem cultura e sem memória. E, um dia… o mundo será feminista!

Segue diariamente as actividades do CCIF/UMAR e notícias sobre género e cultura em: https://www.facebook.com/CentroCulturaFeministaCCIFUMAR

Leave a Reply