CARLOS REIS – BOM DIA! – “BLUES WALK” com o quinteto de WYNTON MARSALIS e o SACHAL JAZZ ENSEMBLE

Alguém disse uma vez (creio que fui eu) que a Música haveria sempre de nos espantar. Manter essa capacidade, por mais que a ouvíssemos e dela estivéssemos cheios, ao longo de uma vida.

Cheios, não fartos –  atenção a subtis diferenças de semântica…

O que o Wynton Marsalis veio aqui fazer com o seu quinteto, foi acrescentar-lhe elementos que pouco ou nada costumam ter a ver com o Jazz – sons e timbres oriundos de algum lado mais oriental deste planeta – e conseguir pôr todas aquelas pessoas a tocar um blues menor, em fá.

E tudo aquilo funcionou na perfeição, era belo, era simples e acessível e simultaneamente revelador de como diferentes pessoas de diferentes ascendências e culturas conseguem tocar e improvisar dentro do ocidental Jazz, que nos perturba e anima desde sempre.

A única coisa de certo modo insólita consistirá na (des)necessidade de uma espécie de maestro, também ele aparentemente exterior ao Jazz e de que nenhum dos membros do quinteto teria sentido a falta… Talvez tivesse a ver com uma necessidade de manter os tempos e consolidar as entradas dos músicos orientais ali presentes, mas não tenho a certeza.

Carlos

Obrigado a Winton Marsalis e ao youtube

 

 

Leave a Reply