CARLOS REIS – BOM DIA! – THE MODERN JZZ QUARTET – “SKATING IN CENTRAL PARK”

“Skating in Central Park”. Mais uma espécie de retrospectiva (saudosismo?) algo de tremendamente romântico que nos sensibilizava e incrementava sonhos, nos nossos anos 60 e 70.

É uma pequena valsinha – para os mais distraídos, o clássico compasso de 3/4 (sempre uma inspiração) este tema, concebido e executado pelos Modern Jazz Quartet.

Um Jazz “que já não se usa”?

Pelo menos um pouco esquecido ou desconhecido das camadas mais jovens dos maníacos desta forma de Música, que felizmente continuam a existir e a aumentar – como se pode verificar pela quantidade de maravilhosos jovens músicos de grande qualidade, que existem actualmente em Portugal.

(E nunca ouvido falar, evidentemente pela maioria dos que ainda têm a pachorra de ler estas coisas misteriosas sobre Música…).

Um tema, cujo título é o que de mais “parecido” ou evocativo do conteúdo do mesmo possa parecer: parece realmente lembrar figuras difusas a patinarem, com uma suavidade  exageradamente lenta, algures em Central Park.

Uma última curiosidade: O Modern Jazz Quartet exibiu-se na Gulbenkian nos anos 70, uma revolução tremenda para a naftalina da época, que levou a que houvesse cadeiras sem ninguém (!) revoltadamente deixadas vazias pelos carunchosos conservadores  desse tempo, que compravam assinaturas para o ano inteiro e foram desagradavelmente surpreendidos por aquela ignomínia…

Há quem considere o Modern Jazz Quartet o grupo “mais elegante” de todo o Jazz…

Carlos

Obrigado a The Modern Jazz Quartet-Tópico e ao youtube

Se quiser ler sobre The Modern Jazz Quartet clique em:

Modern Jazz Quartet – Wikipedia

 

 

Leave a Reply