Foto: Notícias ao Minuto
Museu do Aljube Resistência e Liberdade
#Nestedia 19 de abril de 1973, militantes da Acção Socialista Portuguesa de diversos núcleos no estrangeiro (Londres, Paris, Genebra, Suécia, Argélia e Brasil), reunidos na cidade alemã de Bad Münstereifel, fundam o Partido Socialista.
Reunidos no Congresso da Ação Socialista Portuguesa, “ponderando os superiores interesses da Pátria, a atual estrutura e dimensão do movimento, as exigências concretas do presente e a necessidade de dinamizar os militantes para as grandes tarefas do futuro, deliberou transformar a A.S.P. em Partido Socialista”. A Declaração de Princípios e Programa do Partido Socialista seriam aprovados em agosto de 1973.
Participantes no Congresso da Acção Socialista Portuguesa reunidos em Bad Munstereifel, 19 de abril de 1973.
#aljube #semmemórianãoháfuturo
Nota Final: Criar um museu da resistência antifascista no Porto continua a ser um objectivo por concretizar. Apesar dos apelos e abaixo-assinados de milhares de cidadãos; e de todo o empenho do Núcleo do Porto da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP). Há, aliás, e há muito tempo, um projecto, assinado pelo arquitecto Mário Mesquita -.“Do Heroísmo à Firmeza” – para a antiga sede da PIDE no Porto e actual Museu Militar que apenas aguarda luz verde para avançar…