CARLOS REIS – CASABLANCA

 

https://www.youtube.com/watch?v=-1ZM3CpDd7o

Tropecei nisto e não posso deixar de partilhar o que sinto.

De novo.

Sim, de novo. A primeira vez que vi este filme, devia ter alguns 14 ou 15 anos, não sei bem e o meu pai levou-me ao Tivoli, para que eu visse um filme de que ele gostava muito.

Por essa época o pó que ele tinha e sempre teve aos alemães ainda estava fresco, o filme passava em reprise (era de 1942) e creio que ele pensava que iria fazer parte de minha educação, contribuindo mesmo para uma ajuda à minha formação histórica.

Esta cena crucial, muito bem filmada, muito bem dirigida, com magníficos primeiros planos demonstrativos das diversas emoções e expectativas, atinge o seu auge com a Marselhesa, cantada por toda a gente, clientes, polícias, empregados –para enorme decepção dos nazis, derrotados “musicalmente” pelo entusiasmo dos presentes.

Fartei-me de chorar, no escuro do Tivoli, a emoção de tudo aquilo tocou-me, não consegui resistir e todas as vezes que o vi, que fui vendo o filme, ao longo do tempo e da vida, continuei a emocionar-me como se fosse há tantos imensos anos, numa histórica primeira vez. Nada a fazer.

É um grande filme. Mesmo eu nada percebendo de Cinema nessa altura, a minha opinião de então mantém-se.

Carlos

Obrigado a nikos2027 e ao youtube

Leia mais sobre esse grande filme “Casablanca”, de Michael Curtiz, clicando em:

Casablanca (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Leave a Reply