Espuma dos dias — Revelado: O Caso Mais Importante de Operação Secreta de Informação pró-Ocidental nas Redes Sociais. Por Peter Cronau

Seleção e tradução de Francisco Tavares

21 m de leitura

Revelado: O Caso Mais Importante de Operação Secreta de Informação pró-Ocidental nas Redes Sociais

 Por Peter Cronau

Publicado por  em 22 de Setembro de 2022 (ver aqui)

Republicado por  em 23 de Setembro de 2022 (ver aqui)

 

Peter Cronau, de Declassified Australia, apresenta e analisa um relatório elaborado por investigadores da Universidade de Stanford e por Graphika sobre uma vasta operação secreta de propaganda levada a cabo desde os Estados Unidos. Este relatório, datado do final de Agosto, foi enterrado pelos meios de comunicação ocidentais.

 

Visando a Rússia, China, Irão, Ásia Central, e outros países do Médio Oriente, a Operação de Informação das Forças Armadas dos EUA para difundir propaganda é o programa mais extenso de Operações de Informação encoberta pró-Ocidental sobre meios de comunicação social alguma vez revelado. (Imagem: Observatório da Internet de Stanford)

 

Uma operação de propaganda em linha encoberta, que se diz ser a maior promoção mundial de “narrativas pró-ocidentais”, foi encontrada a operar principalmente a partir dos Estados Unidos, visando a Rússia, a China e o Irão.

‘Pensamos que esta actividade representa o caso mais extenso de operação de informação encoberta pró-Ocidente nas redes sociais que foi revista e analisada por investigadores de fonte aberta até à data’, dizem os investigadores da Universidade de Stanford e da empresa de investigação da Internet, Graphika.

Os investigadores descobriram que a maior parte da Operação de Informação “provavelmente teve origem nos Estados Unidos”. Desde aí a operação geria uma enorme rede interligada de contas (‘bot’) automáticas no Twitter, Facebook, e outras plataformas de redes sociais.

A operação encoberta para influenciar audiências em linha tem usado “tácticas enganosas para promover narrativas pró-ocidentais”, enquanto “se opunha a países como a Rússia, China e Irão”.

As contas criticavam fortemente a Rússia, em particular pela morte de civis inocentes e outras atrocidades cometidas pelos seus soldados na perseguição das “ambições imperiais” do Kremlin após a sua invasão da Ucrânia em Fevereiro deste ano”, diz o relatório.

Declassified Australia publica aqui uma análise detalhada do notável relatório do Observatório da Internet da Universidade de Stanford (SIO) e da empresa de análise de redes Graphika, publicado a 24 de Agosto.

Este relatório é ainda mais surpreendente porque o SIO e a Graphika têm profundas ligações a estruturas de segurança nacional dos EUA e a campanhas de informação contra os designados inimigos pelos EUA, Rússia, China e Irão.

O director do SIO, Alex Stamos, por exemplo, é membro do Conselho de Relações Externas, um académico visitante do Instituto Hoover, e do conselho consultivo do Centro de Excelência Colectiva de Segurança Cibernética da OTAN. Foi chefe de segurança no Facebook, onde conduziu a investigação da empresa sobre a alegada manipulação russa das eleições americanas de 2016.

O director de investigações da Graphika, Ben Nimmo, é um membro sénior do Atlantic Council, foi consultor da unidade de propaganda da Iniciativa de Integridade do Reino Unido, trabalhou anteriormente como assessor de imprensa da NATO, e é agora chefe da inteligência da Meta (que é proprietária do Facebook e da Instagram). Aí produziu um relatório que tentou ligar o líder trabalhista Jeremy Corbyn a uma operação de influência russa antes das eleições gerais do Reino Unido de 2019.

Ironicamente intitulado “Voz Não Ouvida”: Avaliando cinco anos de operações de influência encoberta pró-ocidental”, o relatório tem sido cuidadosamente ignorado por quase todos os meios de comunicação social do poder estabelecido ocidental desde o seu lançamento no mês passado. Apesar da escala e dos alvos da operação de propaganda, as revelações espectaculares receberam pouca atenção como esta ligeira menção no Sydney Morning Herald.

Uma descontraída coluna no Washington Post referia-se ao relatório como uma “reportagem trapalhona”, dizendo que algumas das contas secretas dos EUA tinham colocado “fotografias de gatos” para parecerem autênticas. A coluna faz referência a operações de ciberespionagem russas e chinesas ao enquadrar as suas observações sobre o relatório.

Parte da razão pela qual o relatório foi efectivamente enterrado pode ser porque o relatório foi convenientemente ofuscado no mesmo dia do seu lançamento por outra publicação do Observatório da Internet de Stanford intitulada, “A Front for Influence: Uma análise de uma rede que promove narrativas Pro-Kremlin sobre o COVID-19 e a Ucrânia”.

 

O massivo conjunto de dados de Twitter-Meta

Os dados analisados por Stanford-Graphika vieram depois de Twitter e Meta/Facebook em Julho e Agosto de 2022 terem removido dois conjuntos sobrepostos de contas falsas por violarem os seus termos de serviço. Os conjuntos de dados parecem cobrir uma série de campanhas encobertas ao longo de um período de quase cinco anos em vez de serem uma operação homogénea.

O conjunto de dados Twitter cobriu 299.566 tweets emitidos por 146 contas, enquanto que o conjunto de dados Meta se centrou em 39 perfis do Facebook e 26 contas Instagram. Twitter disse que as contas violavam as suas políticas sobre ‘manipulação de plataformas e spam’, enquanto que Meta disse que os activos nas suas plataformas estavam envolvidos em ‘comportamento inautêntico coordenado’.

Mapa da rede comunitária de seguidores de contas falsas no Twitter de grupos secretos no Irão, Afeganistão, Iraque, região da Arábia Saudita. As cores representam os principais agrupamentos comunitários. A distância reflecte a proximidade da rede, as contas aparecem próximas daqueles que seguem e daqueles que os seguem. (Imagem: Observatório da Internet de Stanford-Graphika)

 

O relatório Stanford-Graphika, a certa altura, tendeu a minimizar o alcance e influência das contas falsas: A grande maioria dos [centenas de milhares de] posts e tuits que analisámos, não receberam mais do que um punhado de ‘gosto’ ou retuits, e apenas 19% dos activos encobertos que identificámos tinham mais de 1.000 seguidores”.

Embora isto possa dar aos críticos do relatório um fio ao qual se possam agarrar, centenas de contas falsas com milhares de seguidores é certamente substancial. Noutro ponto do relatório, a operação é descrita como “o caso mais extenso de operação secreta pró-Ocidente IO [Operação de Informação] nas redes sociais que foi revisto e analisado por investigadores de fonte aberta até à data”.

Os investigadores não identificaram quais as entidades norte-americanas que estavam a executar o programa. No entanto, assinalaram que: “As contas partilharam por vezes artigos noticiosos de meios de comunicação financiados pelo governo dos EUA, tais como Voice of America e Radio Free Europe, e ligações a websites patrocinados pelas forças armadas dos EUA”.

Entre os dados analisados, foram identificadas duas campanhas de desinformação distintas. Uma é uma campanha de desinformação previamente exposta dirigida pelo Pentágono, enquanto que a segunda compreende uma série de operações encobertas de origem não especificada, anteriormente desconhecidas.

Os investigadores de Stanford-Graphika encontraram nos conjuntos de dados uma campanha que estava ligada “ligada a uma campanha de mensagens aberta do governo dos EUA chamada Iniciativa Web Trans-Regional”. A primeira evidência deste programa veio do centro de reflexão com sede em Washington, o Stimson Center, em 2012 – o seu relatório está agora off-line, mas está arquivado aqui.

Este programa de influência “Iniciativa Web” foi gerido pelo Comando de Operações Especiais (SOCOM) da elite militar dos EUA durante a década de 2010, destacando dezenas de equipas de Operações de Apoio à Informação Militar (MISO) em operações psicológicas em todo o mundo a pedido de comandantes militares no terreno e de embaixadores numa série de embaixadas dos EUA.

O SOCOM tinha contratado parte do seu trabalho de desenvolvimento da operação multimilionária de desinformação ao Grupo Rendon, um empreiteiro ligado à CIA conhecido por influenciar a opinião pública e os meios de comunicação ocidentais antes do início da Guerra do Iraque em 2003.

A operação de influência do SOCOM incluiu a preparação de websites que oferecem notícias, relatórios culturais, desporto e outra programação a ‘audiências-alvo’, tais como o Southeast Europe Times e o Central Asia Online. Os websites ‘têm uma forte aparência de jornalismo civil’ e procuram ‘expressar os Estados Unidos e as suas operações de uma forma positiva’.

 

Grupos encobertos expostos

Os recém-revelados grupos encobertos da Operação de Informação (OI) receberam um exame mais atento por parte do relatório Stanford-Graphika, que a identificou como “o caso mais extenso de OI encoberta pró-Ocidente nas redes sociais” até agora examinada por investigadores de fonte aberta.

As contas falsas encobertas pró-Ocidente identificadas pelo Twitter e Meta tinham “criado pessoas falsas com caras GAN (Rede Generativa Adversária-gerada por computador), fazendo-se passar por meios de comunicação independentes, alavancando memes e vídeos curtos, tentando iniciar campanhas hashtag, e lançando petições em linha”.

Através do mapeamento da rede dos meios de comunicação, as contas encobertas no Twitter visavam audiências do Médio Oriente, principalmente no Irão (45%), Afeganistão, Iraque, e também na Ásia Central. A análise também encontrou “grupos comunitários mais pequenos na rede contendo contas internacionais mistas centradas vagamente numa variedade de figuras e organizações internacionais”.

Uma foto de perfil no grupo da Ásia Central utilizou uma foto adulterada (esquerda), da actriz Valeria Menendez (direita) como sendo a sua foto de perfil. O ativo que utilizou esta imagem foi listado como o contacto para a página VK da Intergazeta. (Imagem: Observatório da Internet de Stanford-Graphika)

 

Algumas das contas encobertas visavam regiões da Rússia e da China. “A operação visou audiências da Ásia Central de língua russa e centrou-se em elogiar a ajuda americana à Ásia Central e em criticar a Rússia, particularmente a sua política externa. Dois activos concentraram-se na China e no tratamento das minorias muçulmanas chinesas, particularmente os Uighurs na província de Xinjiang”.

Os investigadores encontraram os grupos de desinformação centrados em vários tópicos pró-Ocidente, sendo “os esforços diplomáticos e humanitários dos EUA na região, a alegada influência maligna da Rússia, as intervenções militares russas no Médio Oriente e África, e o “imperialismo” chinês e o tratamento das minorias muçulmanas”.

 

O Grupo da Rússia

A Ucrânia tornou-se o foco de grande parte da operação encoberta do Twitter a partir de Fevereiro. Os investigadores encontraram “ativos que anteriormente eram publicados sobre as actividades militares russas no Médio Oriente e em África, que se moviam em direcção à guerra na Ucrânia, apresentando o conflito como uma ameaça às populações da Ásia Central”.

“Pouco depois do início da invasão, em Fevereiro, as contas promoveram protestos pró-Ucranianos nos países da Ásia Central. Postagens posteriores relataram indícios de atrocidades cometidas pelas tropas russas e o bloqueio da Rússia às exportações de cereais ucranianas”.

A campanha encoberta, citando as ambições “imperiais” da Rússia, apresentou os EUA como “o principal garante da soberania da Ásia Central contra a Rússia”.

“Outras mensagens criticaram o uso de propaganda russa para difundir narrativas anti-ocidentais e pró-Rússia na Ásia Central, representando a Rússia como um actor nefasto que trabalha para minar as democracias independentes”.

Mensagens sugerindo que a Rússia utilizará minorias étnicas para lutar na Ucrânia (esquerda), e o resultado mortal do recrutamento de migrantes da Ásia Central para as forças armadas russas (direita). (Imagem: Observatório da Internet de Stanford-Graphika)

 

A operação encoberta criou ‘pessoas falsas’ ligadas a ‘pontos de venda de meios de comunicação falsos’, com o propósito de relatar notícias de eventos na Ásia Central. Vários destes sites e páginas atraíram cerca de 6.000 seguidores.

Os dados de transparência do Facebook mostraram a localização dos administradores de quatro das páginas falsas como estando em França, mas a Meta Analysis descobriu que estas eram de facto ‘originadas nos EUA’. Várias páginas publicaram fotografias de Paris e dos seus monumentos, numa tentativa de ofuscar as verdadeiras origens americanas.

Vários dos falsos sites de ‘notícias’, como o Intergazeta e o Vostochnaya Pravda, traduziram o conteúdo para russo a partir dos sites do Serviço Russo da BBC, embaixadas dos EUA na Ásia Central, e a Rádio Europa Livre financiada pelos EUA. Também obtiveram frequentemente conteúdos de meios de comunicação social directamente patrocinados pelo Comando Central dos EUA, particularmente Caravanserai.

Pelo menos quatro dos meios de comunicação falsos “fizeram aparentes tentativas de lançar campanhas hashtag relacionadas com a guerra na Ucrânia”. Uma publicação no site sobre a invasão russa da Ucrânia utilizou a hashtag não tão subtil traduzida como #TodayUkraineTomorrowCentralAsia. A análise do relatório sobre a audiência descobriu que estas tentativas não ganharam um impulso significativo.

 

O Grupo da China

Os investigadores encontraram um pequeno grupo de agentes do grupo da Ásia Central que se concentrava quase exclusivamente na China. “Estas contas – uma pessoa falsa e um meio de comunicação falso – centraram-se principalmente no genocídio de Uighurs e minorias muçulmanas em campos de “reeducação” em Xinjiang”.

Os artigos descreviam “alegado tráfico de órgãos, trabalhos forçados, crimes sexuais contra mulheres muçulmanas, e desaparecimentos suspeitos de muçulmanos étnicos em Xinjiang”. Outros agentes do grupo também colocaram mensagens sobre a China, afirmando que “o autoritarismo chinês e o imperialismo financeiro ameaçavam a Ásia Central e outras regiões do mundo”.

Mensagens sobre a alegada colheita de órgãos de muçulmanos em Xinjiang (esquerda), e a China sendo acusada de ser o principal patrocinador da guerra da Rússia contra a Ucrânia (direita). (Imagem: Observatório da Internet de Stanford-Graphika)

 

Os meios de comunicação social encobertos “referiam-se frequentemente à cooperação da China com a Rússia, especialmente em questões militares, e disseram que Pequim deveria ser responsabilizada pela invasão russa da Ucrânia porque o PCC tinha fornecido secretamente armas ao Kremlin”.

Esta narrativa falsa da China fornecendo armas à Rússia para a guerra da Ucrânia foi também difundida no Ocidente, mas foi rapidamente desmascarada, e agora até os militares da Ucrânia admitem que se tratava de uma história falsa.

 

O Grupo do Irão

As contas falsas no agrupamento do Irão “reivindicam frequentemente ser iranianas e muitas vezes mulheres iranianas [com] profissões listadas como “professora” e “activista política””.

Alguns dos falsos meios de comunicação social de língua persa mostraram um certo talento. O lema do canal YouTube Fahim News é “Notícias e informações exactas”. A Dariche News afirma estar a fornecer “notícias não censuradas e imparciais”, e declara que é “um website independente… não filiado em qualquer grupo ou organização”.

O material para os falsos pontos de venda do Irão é proveniente de sites em língua persa financiados pelos EUA, mas também da estação de televisão com sede no Reino Unido, a Iran International, que seria financiada por um homem de negócios com ligações ao príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman.

A 18 de Agosto de 2022, uma mensagem da falsa agência noticiosa Fahim News afirmou que os meios de comunicação social são a única forma de os iranianos terem acesso ao mundo livre e são o principal inimigo da propaganda do regime iraniano. “Por conseguinte, o regime usa todos os seus esforços para censurar e filtrar a Internet”.

Os vendedores de desinformação gostam certamente de praticar um jogo duplo.

As contas no grupo do Irão exibiam algumas características de spam provavelmente orientadas para a construção de uma grande audiência online. Muitas contas ‘postaram conteúdos não-políticos’ nomeadamente poesia iraniana, fotos de comida persa, e até fotos giras de gatos.

“Observámos múltiplos casos de contas no grupo iraniano partilhando conteúdos de fontes ligadas ao exército dos EUA”. Talvez desajeitadamente, uma conta no Twitter que se apresentava como “um indivíduo iraniano a viver em Cambridge” publicou links para Almashareq e Diyaruna, dois sites de notícias em língua persa patrocinados pelo Comando Central dos EUA.

Esta imagem foi tuitada por um falso operador em 24 de Fevereiro de 2022, e diz: “Liberdade de expressão no Irão”. O texto que acompanhava o tuit usava dois hashtags persas, um protestando contra uma lei de controlo da Internet, e o outro dizendo “Não à República Islâmica”. (Imagem: Observatório da Internet de Stanford-Graphika)

 

O grupo do Irão também se concentrou num ponto de irritação para o governo iraniano – os direitos das mulheres. “As mensagens observaram também que pouco mudou para as mulheres no Irão ao longo do tempo. Muitas mensagens destacaram protestos domésticos contra os requisitos de vestuário do hijab”.

 

O Grupo do Afeganistão

Verificou-se que um número menor de agentes do grupo do Afeganistão estava a utilizar técnicas semelhantes a outros grupos, tais como imagens de perfil criadas pela IA, sites de notícias falsas, e informação de fontes dos EUA.

Os sítios “sistematicamente avançaram narrativas críticas sobre o Irão e as suas acções”. Por vezes estas narrativas incluíam afirmações inflamatórias acompanhadas de artigos do website afghanistan.asia-news.com, ligado ao exército dos EUA”.

O relatório cita um exemplo provocador: ‘Um tuit de 11 de Março de 2022 que afirmava que familiares de refugiados afegãos falecidos tinham relatado que havia corpos a serem devolvidos do Irão com órgãos desaparecidos’. O artigo inclui entrevistas com um suposto funcionário afegão e uma enfermeira afegã fazendo as mesmas alegações não verificadas.

Desde a queda do Afeganistão às mãos dos Taliban em Agosto de 2021, os falsos sítios têm “destacado os protestos das mulheres contra as autoridades Taliban e criticado o novo governo do Afeganistão pelo tratamento dado às mulheres e aos jornalistas”.

 

O Grupo do Médio Oriente

O cluster do Médio Oriente utilizou os seus agentes secretos para se concentrar em questões relacionadas principalmente com o Iraque, Síria, Líbano e Iémen. Este grupo “promoveu principalmente narrativas que procuravam minar a influência do Irão na região”. Fê-lo através de uma propagação de acusações incendiárias e histórias destinadas a influenciar o público.

Vários contas falsas no Twitter “fizeram-se passar por activistas iraquianos para acusar o Irão de ameaçar a segurança hídrica do Iraque, e inundar o país com metanfetaminas de cristal”. Outros agenstes destacaram as minas terrestres colocadas pelos Houthi que matam civis, e promoveram acusações de que a invasão russa da Ucrânia levará a uma crise alimentar global”.

Imagens de perfil geradas por computador utilizadas por contas falsas no Twitter do grupo do Médio Oriente. (Imagem: Stanford Internet Observatory-Graphika)

 

Múltiplos operadores colocaram mensagens com conteúdo semelhante, de duração semelhante, que estava claramente a ser partilhado e coordenado. Os operadores do grupo do Médio Oriente também mostraram negligência em matéria de segurança operacional.

Uma página no Twitter que finge ser de um homem iraquiano chamado ‘Discoverer’ e que utiliza uma falsa foto de perfil gerada por IA, colocou mensagens predominantemente sobre delitos do governo iraniano. Contudo, versões arquivadas da conta do Twitter mostram que antes de Maio de 2021, utilizava uma foto de perfil diferente, identificada como uma “conta pertencente ao Comando Central dos EUA”, e listava a sua localização como sendo “Florida, EUA”.

A propósito, a Florida é a sede do Comando Central dos EUA ou CENTCOM, localizada na Base MacDill Airforce em Tampa, Florida. Coincidentemente, a Área de Responsabilidade (AOR) do CENTCOM estende-se pelo Médio Oriente, Ásia Central, e partes do Sul da Ásia, a mesma mancha do globo abrangida pelas Operações de Informação aqui relatadas.

Em particular, o CENTACOM afirma que utiliza campanhas de Operações de Informação (OI) que “incluem mensagens de contra-propaganda… na Internet e nos meios de comunicação social”. Estas campanhas de IO servem ‘como multiplicador de forças no espaço de informação… para combater actividades desestabilizadoras patrocinadas pelos Estados em toda a zona de responsabilidade do CENTCOM’.

 

Atribuição da ‘Operação de Informação’

Determinar com absoluta certeza a identidade da origem destas operações de influência sem precedentes aqui descritas não é, de acordo com os redactores do relatório, possível.

Contudo, utilizando um padrão de prova utilizado por um dos investigadores deste relatório, Graphika, para inculpar a Rússia numa operação anterior de uma campanha de influência, é surpreendente que não tenham conseguido chegar a uma conclusão mais forte.

Ao descrever uma fuga de documentos comerciais que ameaçava beneficiar o Partido Trabalhista britânico nas eleições gerais de 2019 no Reino Unido, Ben Nimmo da Grafika estudou as fugas de informação e mais tarde notou que “não pode atribuir a operação”. No entanto o relatório afirmou ousadamente que as fugas de informação eram:

  • ‘divulgadas de forma semelhante à operação russa Secondary Infektion’.
  • ‘ampliadas em linha de uma forma que se assemelha muito a uma conhecida operação de informação russa’.
  • ‘as semelhanças … são demasiado próximas para serem simplesmente coincidência’.
  • ‘a conta … cometeu erros específicos que eram característicos do Secondary Infektion’.
  • ‘o tuiting … assemelha-se a esforços anteriores de amplificação por Secondary Infektion’.

O relatório Graphika foi intitulado sem vergonha: ‘UK Trade Leaks: Operadores desejosos de esconder a sua identidade difundiram documentos comerciais do britânicos e americanos de forma semelhante à operação russa Infecção Secundária exposta em Junho de 2019’. Era óbvio o que iria acontecer a seguir.

Não inesperadamente os principais meios de comunicação social apanharam o relatório, referindo-se sistematicamente a ele como uma operação de desinformação russa, com manchetes como a do GuardianRussia envolvida em fuga de documentos’, a do SkyNews ‘Fuga de documentos citada por Corbyn “ligada a grupo russo”’ e a do The Telegraph Russos tentaram interferir nas eleições promovendo os documentos comerciais filtrados apregoados por Jeremy Corbyn’.

As implicações de tal condenação ajudaram a afundar a campanha eleitoral do líder trabalhista Jeremy Corbyn.

É possível chegar a algumas conclusões sobre o relatório ‘Unheard Voice’, de Stanford-Graphika, que encerram um elevado nível de certeza. De facto, o grau de certeza parece superar o do relatório ‘UK Trade Leaks’ de Graphika.

Um tuit do personagem ‘Discoverer’ do Twitter, que numa encarnação anterior se tinha identificado como vivendo na Florida, EUA, em que criticava as acções dos representantes iranianos no Iraque e encorajava os esforços humanitários promovidos pelo governo dos EUA. (Imagem: Stanford Internet Observatory-Graphika)

 

É evidente pelo seu objectivo, a definição de alvos, narrativas, técnicas, fontes e mesmo alguns meta-dados deixados no seu rasto quem poderão ser os criadores das Operações de Informação encobertas identificadas no relatório ‘Unheed Voice’ de Stanford-Graphika. Os fornecedores dos conjuntos de dados em que se baseia a investigação declararam os seus pontos de vista – o Twitter afirma que os “presumíveis países de origem” para os seus dados são os EUA e o Reino Unido, e para a Meta “o país de origem” são os EUA.

Pode-se afirmar com segurança que as Operações de Informação, relatadas no relatório Stanford-Graphika e aqui descritas pela Desclassificação da Austrália, são levadas a cabo grupos ou indivíduos afiliados a entidades militares dos EUA, que promovem os objectivos militares e imperiais dos EUA nos países visados. Estes países alvo são todos inimigos designados dos EUA e os métodos e técnicas expostos pelo relatório são comprovadamente utilizados por unidades de propaganda militar dos EUA e, de facto, em alguns casos, as ligações são directas. Grande parte da sua informação de origem provém de sítios de meios de comunicação social financiados pelos EUA, embaixadas e unidades militares dos EUA e, finalmente, pedaços de metadados apontam para as forças militares dos EUA.

Duas fontes sensíveis têm desde então falado anonimamente sobre esta “mais extensa operação secreta de informação pró-ocidental nos meios de comunicação social”, dizendo ao Washington Post que “o Comando Central dos EUA está entre aqueles cujas actividades estão a ser examinadas”.

Não parece haver quaisquer provas disponíveis contra tal conclusão, neste momento, de que esta Operação de Informação sem precedentes seja uma massiva operação de propaganda militar encoberta dos EUA.

____________

O autor: Peter Cronau é um premiado jornalista de investigação, escritor e realizador de cinema. Os seus documentários apareceram no Four Corners da ABC TV e no Background Briefing da Radio National. É editor e cofundador da DECLASSIFIED AUSTRALIA. É co-editor do recente livro A Secret Australia – Revealed by the WikiLeaks Exposés.

 

 

Leave a Reply