Tamba Trio – Mas Que Nada – YouTube
Esta batida e estas vozes inventadas pelo Tamba Trio nos anos sessenta, transportariam por assim dizer, a relação dos já então apreciadores de Jazz para também absolutos melómanos da MPB, já que esta passaria a fazer parte da boa e popular música contemporânea.
Isto, mais uma vez com a solidão inerente de quem estava rodeado de amigos e conhecidos excitadíssimos com a “revolução” e “libertação” dos pops e dos rocks que as rádios e as tvs libertavam diariamente e que nada tinham (nem nunca tiveram) a ver com alguma e qualquer revolução musical – apenas “inventaram” aquelas batidas mais ou menos quadradas e sobreaquecidas, com baterias a ocupar metade dos palcos e guitarristicamente electrificadas a enormes potências e watts, que serviam perfeitamente (como ainda hoje) para inebriar os pobres de espírito musicais e “concórdios” – como dizia um amigo meu, já falecido.
Alguém saberia quem era o Tamba Trio – aqui com uma música simples do Jorge Ben, mas muito bem esgalhada em termos de vozes e instrumentos tocados a sério?
Não. Claro que não. As minorias sempre banidas e espezinhadas, nunca passaram disso mesmo: de minorias. Com toda a incompreensão que lhes é obviamente inerente.
Nalguns casos até lhes chamam, elitistas. Ou snobs.
Carlos
Obrigado a Sabrina Malheiros e ao youtube
Parabéns, extraordinário conhecimento da história da música brasileira. Agradecemos a difusão cultural feita por você!