O Cine-Teatro Águia d´Ouro à Batalha
“Exemplo flagrante dessa “reconversão” é o antigo Teatro-Cinema Águia d’Ouro, hoje transformado em hotel, mas com o mérito de o restauro manter em excelentes condições a impressionante fachada arte nova. É pois um hotel: mas antes de ser teatro e cinema, foi, a partir de 1839, um café, o que permite pensar que se retomou a tradição de prestação de serviços de hospedagem e/ou alimentação…
Em 1908, Sousa Bastos, no clássico e na época atualizadíssimo “Diccionário do Theatro Português” escreveu sobre o Teatro Águia de Ouro: “Tem 60 camarotes em duas ordens e duas frisas; 600 lugares de plateia e 350 de galeria”.
Teatro foi, durante décadas, mas também um dos primeiros cinemas do Porto, pelo menos desde 1907, e assim se manteve com alternativas de espetáculo teatral e cinematográfico, até aos anos 80/90 do século passado. A partir de 2006 inicia-se a reconversão em hotel, com o mérito de se ter restaurado a impressionante fachada.
O que resta do teatro e do cinema? Antes de mais, como se disse, a esplendorosa fachada. Mas mais alguma coisa – e sobretudo, a memória urbana, desde logo, na parede, placas recuperadas assinalando espetáculos “memoráveis” para a época… Mas também um arquivo fotográfico que recorda a harmonia da sala à italiana, com as frisas e camarotes antes das primeiras obras e fotografias da fachada, marcante na beleza estilística e decorativa, mas num estado de conservação duvidoso: felizmente, nas obras de restauro e adaptação a hotel, houve o bom senso e bom gosto de recuperar o esplendor e rigor estilístico do edifício, hoje notável no ponto de vista arquitetónico.” (CINEMA-TEATRO ÁGUIA D’OURO E AS ORIGENS DO CINEMA PORTUGUÊS por Duarte Ivo Cruz)
https://www.e-cultura.pt/patrimonio_item/13892
https://restosdecoleccao.blogspot.com/2015/12/cinema-teatro-aguia-douro.html
O Cine Teatro Vale Formoso
[Foto: Mário Novais; blogue “Monumentos Desaparecidos”]
O cinema Nun´Alvares
O Cinema Júlio Dinis
“Na Rua de Costa Cabral, outro espaço anima as terças e quintas-feiras à tarde da invicta, a Danceteria Júlio Dinis, onde, outrora, existiu um cinema. As paredes de madeira foram preservadas. A tela de projecção de filme deu lugar a um palco, onde o grupo musical convidado actua. A pista de dança tomou conta do espaço anteriormente ocupado pelas cadeiras de visionamento de filmes. Mais de cem pessoas animam o salão.” …
https://www.publico.pt/2005/08/15/jornal/combater-a-solidao-num-antigo-cinema-34761
O Teatro do Campo Alegre
O Auditório da Coop. Do Povo Portuense