MPPM – NOTÍCIAS DA PALESTINA – JUNHO 2023

 

NOTÍCIAS DA PALESTINA

2023

 

Guterres continua a branquear crimes de Israel contra crianças palestinas
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, acrescentou as forças militares da Rússia à sua “lista da vergonha” anual de partes em conflitos armados que cometem graves violações contra crianças, mas continua a omitir as forças armadas e as milícias de colonos israelitas, apesar de os seus actos criminosos estarem amplamente documentados em relatórios da organização. Para Jo Becker, da Human Rights Watch (HRW), «este facto envia uma mensagem ambígua sobre a vontade da ONU de responsabilizar governos poderosos.»
29/06/2023

Uma investigação da Universidade de Nova Iorque, citada pelo diário israelita Haretz, revela como o exército de Israel não hesitou em recorrer ao envenenamento de culturas e animais para expulsar os proprietários palestinos e se apossar das suas terras para construção de colonatos. O processo está detalhadamente descrito no que respeita à instalação do colonato de Gitit em terras roubadas à vila de Aqraba. Mas, para o historiador Ronald W. Zwei, o estabelecimento dos colonatos nos territórios ocupados é o resultado da iniciativa de governos de Israel durante gerações. Não apenas de governos de direita, mas de todos eles.
28/06/2023

Israel aprova construção de milhares de novas unidades para colonos na Cisjordânia
Continuando a desafiar impunemente a legalidade internacional, o governo de extrema-direita de Israel aprovou hoje planos para a construção de 5623 novas unidades habitacionais para colonos na Cisjordânia ocupada. O governo de Netanyahu, dominado por políticos religiosos e ultranacionalistas com laços estreitos com o movimento dos colonatos, fez da expansão dos colonatos a sua principal prioridade desde que tomou posse no final de Dezembro.
26/06/2023

Bandos de colonos israelitas aterrorizam a Cisjordânia
Depois do pogrom de quarta-feira contra Turmus’ayya, pelo terceiro dia consecutivo, os colonos israelitas, seguros da sua impunidade e contando com a protecção do exército, intensificaram os seus ataques a localidades palestinas, na Cisjordânia ocupada.
23/06/2023

Novos pogroms de colonos israelitas lançam morte e destruição na Cisjordânia
Na tarde desta quarta-feira, quatro centenas de colonos israelitas, muitos deles armados, atacaram a cidade palestina de Turmus’ayya, a nordeste de Ramala, incendiando casas, lojas, veículos, campos e oliveiras, enquanto os residentes tentavam defendê-la. Um homem palestino de 27 anos, Omar Qatin, foi morto e muitas outras pessoas ficaram feridas nos ataques.
21/06/2023

MPPM reclama respeito pelos direitos dos refugiados
No Dia Mundial dos Refugiados, que se assinala a 20 de Junho por iniciativa da ONU, o MPPM manifesta a sua solidariedade com os refugiados do mundo inteiro, qualquer que seja a sua origem e a causa da sua situação, e em especial com os refugiados palestinos, a maior e mais antiga comunidade de refugiados no mundo. Tal como o drama dos refugiados do Médio Oriente não se resolverá sem resolver os problemas que lhe deram origem, nomeadamente a ingerência das potências ocidentais e dos seus aliados regionais e o caos que têm ocasionado, assim também a questão dos refugiados palestinos necessita de uma solução de fundo.
20/06/2023

Cinco mortos e 91 feridos palestinos num ataque israelita ao campo de refugiados de Jenin
Durante uma incursão em grande escala no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia ocupada, o exército israelita matou cinco palestinos e feriu pelo menos 91, estando 23 em estado crítico. Hoje cedo, um número considerável de forças israelitas, integrando cerca de 120 veículos militares, invadiu a cidade de Jenin, no norte da Cisjordânia, colocando franco-atiradores nos telhados de algumas casas e desencadeando violentos confrontos em várias zonas. Os soldados fortemente armados dispararam balas reais, granadas de atordoamento e granadas de gás lacrimogéneo. Um helicóptero de combate foi utilizado na incursão, o que ocorreu pela primeira vez desde 2006 na Cisjordânia.
19/06/2023

MPPM no desfile pela Paz em Lisboa
Muitas centenas de pessoas desfilaram ontem, sábado, na Baixa de Lisboa na última da série de acções de rua que, por iniciativa do CPPC, a que o MPPM e mais quatro dezenas de organizações aderiram, tiveram lugar no Porto, em Coimbra, em Faro, no Funchal e agora em Lisboa, para reclamar «Parar a Guerra! Dar uma Oportunidade à Paz!».
18/06/2023

Marcha do Orgulho LGBT+ de Lisboa diz não ao apartheid israelita
O MPPM, uma representação significativa da comunidade palestina e outros colectivos, integraram ontem, sábado, a Marcha do Orgulho LGBT+ de Lisboa denunciando a política de “pinkwashing” com que Israel procura branquear a sua sistemática e generalizada violação dos direitos dos palestinos.
18/06/2023

Palestina presente em concentração pela Paz, no Porto
Centenas de pessoas encheram ontem, 15 de Junho, a Praceta da Palestina, no Porto, em resposta ao apelo lançado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação «Parar a guerra! Dar uma oportunidade à Paz» a que aderiram mais de 40 organizações, entre as quais o MPPM.
16/06/2023

Organizações de direitos humanos em Israel apelam à ONU para não promover a definição de anti-semitismo da IHRA
Onze organizações de direitos humanos de Israel escreveram ao Secretário-Geral das Nações Unidas apelando a que não promova a definição de anti-semitismo da IHRA, associando-se assim a centenas de pessoas e organizações que tem denunciado aquela definição e os os seus exemplos práticos como uma arma para criminalizar as críticas a Israel.
12/06/2023

MPPM participa em Jornada de Luta Anti-Racista
Sendo o povo palestino vítima da ocupação colonial e do apartheid do Estado de Israel, o MPPM não pode alhear-se das lutas anti-racistas e juntou-se, por isso, a mais de três dezenas de organizações numa manifestação, neste sábado, 10 de Junho, na Baixa de Lisboa.
A concentração teve início pelas 11 horas, junto ao nº 19 de Rua Garrett, onde há 28 anos foi assassinado Alcindo Monteiro. Seguiu-se o desfile até ao Largo do Carmo onde foi lido o Apelo à acção de luta e anunciadas as organizações subscritoras.
10/06/2023

Centenas no funeral de menino de três anos morto por soldados israelitas
Centenas de pessoas participaram hoje no funeral de Mohammad Haitham Tamimi, de três anos, que morreu ontem, quatro dias depois de ter sido baleado na cabeça por soldados israelitas na sua aldeia de Nabi Saleh, a norte de Ramala.
06/06/2023

Leave a Reply