Pentacórdio para Sábado 29

por Rui Oliveira

 

 

   No Sábado 29 de Setembro persiste um panorama cultural diminuto onde sobressai o final do Festival Jovens Músicos na Fundação Calouste Gulbenkian.

   Ali, no seu Grande Auditório, sucedem-se dois concertos, sendo sempre a entrada livre (sujeita aos bilhetes disponíveis).

   Às 19h, a Orquestra Gulbenkian dirigida pela maestrina Joana Carneiro e com a participação como solista do vencedor do “Prémio Silva Pereira” do Prémio Jovens Músicos 2012 – Jovem Músico do Ano interpretará de Sérgio Azevedo  Erasing Mahler (em estreia mundial, encomenda de Guimarães 2012-Capital Europeia da Cultura), de Fernando Lopes-Graça  Sinfonieta – Homenagem a Haydn e, entre ambas as peças, um concerto a anunciar (porventura de acordo com o solista premiado).

 

   Às 21h30 tocará a Orquestra de Jazz de Matosinhos sob a direcção de Pedro Guedes um programa cujo pormenor ainda não é conhecido.

   Para abrir o apetite do ouvinte deixamos-lhe o link para uma intervenção recente (Fevereiro de 2012) desta Orquestra (http://www.youtube.com/watch?v=cDo0jarNb7I) e a excelente videogravação que a Casa da Música fez em Junho de 2011 da actuação da OJM sob a direcção da célebre compositora de jazz norte-americana Maria Schneider :

 

 

 

 

   Também no Sábado 29 de Setembro, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, com entrada livre, se efectuam dois concertos distintos.

 

   Um, às 16h, inserido nas “Jornadas Europeias do Património 2012” (ver abaixo), é um Recital de Canto e Piano onde Jasira de Salles, soprano e André Tribuzy, piano interpretarão obras de Claude Debussy.

 

   Outro, às 18h30, é uma iniciativa do “Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa” onde Carlos Monteiro, tenor, Bárbara Pires, viola, Isa Antunes, piano, Duarte Pereira Martins, piano e Philippe Marques, piano (sob a direcção artística de Duarte Pereira Martins) interpretarão um programa ainda por anunciar.


   Cumprindo uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, a Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional, promove as Jornadas Europeias do Património de 2012 sob o tema “O Futuro da Memória”, com o que pretende “promover a aproximação do público ao património cultural, no seu sentido mais amplo, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro”.    

   Assim proliferam de 28 a 30 de Setembro por todo o país iniciativas diversas (ver programa em http://www.igespar.pt/media/uploads/jep2012/ProgramaJornadasEuropeiasPatrimonio2012.pdf) e, em Lisboa, dominam os Percursos Temáticos e as Visitas Organizadas.

   Os primeiros são às Águas Termais de Alfama (10h e 14h30 de 28/9), a Rotas dos Azulejos em Alfama e na Colina do Castelo (10h30 de 28/9), à Cerca Velha (10h e 14h30 de 29 e 30/9) e à Cidade com Rafael Bordalo Pinheiro no Chiado (11h de 29 e 30/9).

   As visitas são sobretudo às Galerias Romanas da Rua da Prata (foto à esquerda)(10h e 17h de 28, 29 e 30/9), ao Museu do Teatro Romano (foto à direita)(10h30 de 28, 29 e 30/9), ao Padrão dos Descobrimentos (11h de 28, 29 e 30/9), ao Convento das Bernardas (15h de 28/9) e ao Palácio Beau Séjour (15h de 29/9).

   Em regra a entrada é livre mas alguns requerem marcação prévia (ver programa).

 

 

 

   Por último, lembramos que no Hot Clube , quer na Sexta 28, quer no Sábado 29 de Setembro, às 23h, com entrada gratuita para sócios, tocam Desidério Lázaro  sax tenor e soprano, Afonso Pais  guitarra, João Firmino  guitarra, Francisco Brito  contrabaixo e Joel Silva  bateria.

   Para cotejo do leitor ouvinte que ali se desloque, deixamos-lhe o registo da gravação de (quase) idêntica formação de Desidério Lázaro no tema “Fucking Burocracy” tocado no mesmo Hot Clube em 2009 :

 

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Quinta aqui )

 

1 Comment

Leave a Reply