ESCOLA VIRTUAL DE LÍNGUA GESTUAL POR INICIATIVA DA ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DO PORTO por clara castilho

A Associação de Surdos do Porto (ASP) é uma associação que coordena o centro de atendimento, convívio e formação possuindo um protocolo respeitante ao Serviço de Intérpretes para esbater os desafios comunicacionais entre a Comunidade Surda e a sociedade em geral. Tem como fins a defesa e promoção dos interesses sociais e culturais, económicos, morais e profissionais da pessoa surda. Desenvolvendo esforços na procura de ajuda económica para novas instalações, almejando no mesmo espaço reunir condições para desenvolver as várias valências de apoio aos surdos, nomeadamente a nível educativo, sócio profissional, nunca esquecendo a faixa etária mais idosa, que frequenta o Centro de Convivio.

ASPlogotransparente

O Centro de Atendimento é de grande importância em parceira com os Intérpretes nele integrados, apoiando diariamente quem a ele recorre.

No dia 24 de Fevereiro de 2015 informou a imprensa  sobre a existência da primeira Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa. É  um projecto em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra, que tem como objetivo disponibilizar – através de uma plataforma de ensino à distância – uma oferta formativa em Língua Gestual Portuguesa (LGP) através de diferentes níveis de aprendizagem, aberta a toda a comunidade e de acesso gratuito.

A EVLGP será pioneira em Portugal no ensino à distância de Língua Gestual Portuguesa, sendo também raras as experiências internacionais neste âmbito. Numa primeira fase os conteúdos disponibilizados serão de domínio básico, sendo o seu grau de dificuldade aumentado gradualmente até atingir níveis médios e avançados.

A formação em Língua Gestual tem sido tradicionalmente presencial. A revolução na forma de organização do curso, abrindo a oportunidade de o realizar on-line, irá significar que um maior número de pessoas terão possibilidade de aprender LGP, ajudando assim a derrubar a maior barreira com que a Comunidade Surda Portuguesa se depara no dia-a-dia: a comunicação.

O projecto pretende ser o início de um longo caminho na construção do ensino à distância em língua gestual.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é um sistema de signos, arbitrário e convencional, um veículo de expressão utilizado pela comunidade surda. A LGP não é considerada uma língua oficial, mas um idioma que com o lançamento da EVLGP fica acessível e disponível a todos os interessados.

Estima-se que as crianças surdas sofram um atraso de 5 a 7 anos no seu desenvolvimento cognitivo, pois muitos dos que contactam com elas não têm conhecimentos básicos de linguagem gestual. O lançamento da EVLGP visa exactamente estreitar os caminhos de comunicação entre o Mundo – Surdo e Ouvinte na procura de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A EVLGP está disponível no website http://www.lgpescolavirtual.pt

 

1 Comment

  1. Informação da TSF de dia 3.4.2015:
    Os responsáveis da Associação de Surdos do Porto (ASP) dizem estar «tremendamente satisfeitos» com os resultados do primeiro mês de atividade. A escola foi criada para «quebrar barreiras de comunicação» entre os mundos dos ouvintes e surdos. No espaço de um mês, a Escola Virtual de Língua Gestual Portugues aregistou cinco mil utilizadores

Leave a Reply