Conversas no meu Consultório, de Fernando de Pádua,

O sociólogo e catedrático Manuel Villaverde Cabral irá apresentar o livro Conversas no meu Consultório, do eminente cardiologista Fernando de Pádua, no próximo dia 29 de Setembro, Dia Mundial do Coração. A sessão será presidida por Maria de Belém Roseira e terá lugar na Casa do Coração, da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em Lisboa, pelas 19:00 horas

 

Nascido em Faro, em 1927, o Professor Fernando de Pádua licenciou-se em Medicina na Universidade de Lisboa. Mais tarde, graduou-se em Cardiologia pela Harvard University, em Boston, nos  EUA, e doutorou-se em Medicina e Cardiologia pela Faculdade de Medicina de Lisboa, onde é professor catedrático.

 

Fundou e presidiu a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Também foi presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, de que é sócio e presidente honorário. Fellow da European Society of Cardilogy, e ex-presidente da International Society of Electrocardiology.

 

É fundador e presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva e da Fundação Professor Fernando de Pádua, bem como coordenador científico, em Portugal, do Programa CINDI da Organização Mundial de Saúde.

 

Em Conversas no meu Consultório, o Professor Fernando de Pádua responde a dúvidas e medos sobre o coração através de conversas entre o médico e os pacientes: «Às vezes dói-me o coração. Será que tive um enfarte?» «Um sopro no coração. Vou ter de ser operada?» «Acha que vou ter um AVC? Dizem que tenho o colesterol alto…»…

 

Com este livro, o cardiologista procura ajudar os que querem ser mais saudáveis e motivar todos para a promoção da sua saúde e dos seus próximos, dando continuidade ao trabalho que sempre o destacou: aproximar a Medicina dos cidadãos.

 

O Dia Mundial do Coração foi estabelecido pela World Heart Federation em 2000, para passar a mensagem de que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo.

 

 

Leave a Reply