Colóquio internacional dedicado a Ruy Belo em novembro na Gulbenkian 26 de Outubro de 2011

 

Ruy Belo (1933-1978), nome maior da poesia portuguesa da segunda metade do século XX, será homenageado num colóquio internacional que decorre a 03 e 04 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Sob o mote “Homem de Palavra[s]”, o colóquio, que assinala o cinquentenário da publicação do primeiro livro do poeta, “Aquele Grande Rio Eufrates” (1961), contará com a participação de estudiosos da sua obra, mas também de especialistas da poesia portuguesa do século XX e da teoria e crítica literárias, nacionais e estrangeiros.

 

No encontro — organizado por Paula Morão, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Nuno Júdice, professor da Universidade Nova de Lisboa, escritor e diretor da revista Colóquio/Letras, da Fundação Gulbenkian, e Teresa Belo, viúva do poeta –, refletir-se-á sobre diversas facetas da obra de Ruy Belo, os seus universos de referência e sobre o lugar que ela ocupa na poesia contemporânea.

 

O colóquio, que terá transmissão direta on-line compatível com iPhone, iPad e Android, em http://www.livestream.com/fcglive, inicia-se às 10:00 de 03 de novembro, estando a conferência de abertura a cargo do presidente da Fundação, Emílio Rui Vilar, e do diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, António Feijó.

 

Seguem-se três painéis de intervenções, entre as quais a do poeta Gastão Cruz, subordinada ao tema “Construção e Desconstrução em poemas longos de Ruy Belo”, a da professora Paula Morão, intitulada “Relatórios, Contas e Testamentos em ‘Boca Bilingue’ e outros livros de Ruy Belo”, e a da professora Clara Rowland, “Ruy Belo e o livro de poesia”.

 

À tarde, pelas 17:30, será lançado um novo número da revista Colóquio/Letras, dedicado a Ruy Belo e no qual se incluem vários artigos sobre a sua obra e duas cartas inéditas do poeta de “Toda a Terra”.

 

Na mesma sessão, serão igualmente lançadas três obras editadas pela Assírio & Alvim: “Na Margem da Alegria”, uma antologia de poemas de Ruy Belo escolhidos pelo poeta Manuel Gusmão, com apresentação do professor Fernando J.B. Martinho; “Homem de Palavra[s]”, uma reedição apresentada por Paula Morão; e “O Núcleo da Claridade”, de Duarte Belo, um olhar sobre o espólio do poeta, que será apresentado pelo poeta Nuno Júdice.

 

No segundo dia do colóquio, 04 de novembro, haverá mais quatro painéis de comunicações, em que participam Manuel Gusmão, Nuno Júdice, Rosa Maria Martelo, Fernando Pinto do Amaral, Golgona Anghel e Vasco Graça Moura, entre outros. Às 17:00, os actores Luís Miguel Cintra e Rita Blanco leem alguns poemas de Ruy Belo e, em seguida, às 18:00, o professor Eduardo Lourenço proferirá a conferência de encerramento do colóquio.

 

A entrada é livre, mediante inscrição prévia através do endereço coloquioletras@gulbenkian.pt.

Leave a Reply