MÚSICA GALEGA – Gaita galega e sonoridades – por Pedro Godinho

 

 

Num espaço com música galega não pode faltar a gaita.

 

A gaita galega ou gaita-de-fole galega ou gaita minhota ou gaita-de-fol ou simplesmente gaita é um dos modelos mais conhecidos de gaita-de-fole ou gaita-de-foles.

 

Como vários outros aspectos da cultura galega, a gaita não era bem vista pelo centralismo franquista e sofreu a sua dose de preterição durante aquela ditadura, ressurgindo publicamente e em força na Galiza sobretudo a partir dos anos 70.

 

 Normalmente  possui três tubos sonoros: ponteiro (tubo melódico cónico, de palheta dupla) ronco, e ronqueta. O ronco e a ronqueta são os bordões, equipados com uma palheta simples (palhão) e emitem uma nota pedal, na tónica do ponteiro. O ronco soa duas oitavas abaixo do ponteiro e a ronqueta, apenas uma oitava abaixo deste. O ronco encontra-se colocado sobre o ombro esquerdo do gaiteiro e a ronqueta é disposta lateralmente sobre o braço direito.

 

As gaitas galegas mais antigas vêm muitas vezes equipadas apenas com um ronco, ponteiro e ronquilho (este último afinado na quinta do ponteiro), o que lhes confere uma sonoridade muito característica. O ronquilho (um tubo sonoro mais pequeno) pode emitir uma nota pedal afinada na quinta do ponteiro, caso esteja equipado com uma palheta dupla, (os ronquilhos autênticos) ou uma nota pedal na tónica do ponteiro, caso leve um palhão (palheta simples), de introdução mais recente.

 


Lugar à gaita.

 

 

A musica é do grupo tradicional O Fiadeiro e a canção recolhida em Lalin (Pontevedra) chama-se “O quer que lhe quer”.  Vídeo feito a partir de fotos de gaiteiros e gaiteiras galegos/as.

 

 

 

Anxo Lorenzo e Xosé Liz – ao vivo em Glasgow (Celtic Connections 2008) “eletrizando” com a gaita.

 

 

 

Carlos Núñez – “The three pipers – Os três gaiteiros” : A uilleann pipe da Irlanda, a gaita da Galiza e a gaita da Escócia, tocando juntas, em honra das terras celtas e do espírito das comunidades celtas.

 

 

 

Ligações:

 

Associação de Gaiteiros Galegos: http://www.gaiteirosgalegos.com/

Associação Gaita-de-Foles: http://www.gaitadefoles.net/

 

1 Comment

Leave a Reply