BELCANTO – Maria Callas – por Carla Romualdo e Carlos Loures

 

Maria Callas, a grande cantora norte-americana de ascendência grega, nasceu em Nova Iorque a 2 de Dezembro de 1923 e morreu em Paris no dia 16 de Setembro de 1977.

 

Foi considerada a melhor soprano de todos os tempos. Recuperou as tradições do bel canto e marcou indelevelmente o Século XX. Actuou nos principais teatros do mundo, tendo cantado no Teatro Nacional de São Carlos em 27 de Março de 1958 a ópera La Traviata. O tenor espanhol Alfredo Kraus interpretou o papel de Alfredo. 

 

Em 1948, Maria Callas foi notada internacionalmente com a sua interpretação na protagonista de Norma, de Bellini, em Florença. Mas foi a partir dos anos 1950 que Callas se começou a transformar na grande estrela do mundo da ópera. Renata Tebaldi disputava-lhe o trono e essa rivalidade, com adeptos de uma e outra digladiando-se, animou  a crónica social da época.

 

Maria Callas canta a famosa aria “Vissi d’arte” da Tosca, de Giacomo Puccini. Gravação feita ao vivo no  Metropolitan Opera de Nova Iorque, em 1965. O elenco era de luxo – Maria Callas (Floria Tosca ) Franco Corelli (Mario Cavaradossi) e Tito Gobbi (Scarpia). A orquestra foi dirigida pelo Maestro Fausto Cleva

.

 

 

 

publicado por Carlos Loures às 22:00
link do postcomentar

PDFEmail

TwitterFacebook

Partilhar por email

fecharNome do remetenteNome do destinatárioEmail do destinatário

 

1 comentário:

Leave a Reply